Curso Avulso
Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.
100% Grátis
- 40 horas
- 4 meses para concluir
- 10473 cursistas
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Esse curso faz parte da trilha de cursos "Gestão Escolar", de 114h e com 5 cursos.
Ver trilha completaA quem se destina
Fundamental 1 e 2
Sobre o curso
Ensinar, aprender e avaliar são momentos indissociáveis. Avaliamos para poder ensinar melhor e aprendemos mais quando a avaliação cumpre seu papel de indutora de saberes. Mas então, por que avaliar é tão complicado? Por que ao avaliar corremos um grande risco de excluir? Por que tanto medo de ser avaliado?
Nesse curso vamos discutir o papel importante da avaliação por meio de situações reais vividas por professores. Iremos mergulhar na prática para entender as intenções que direcionam as escolhas das estratégias avaliativas, do o que e do como ensinar e os resultados da aprendizagem.
Vamos juntos refletir sobre perguntas já feitas por muitos professores a respeito da relação currículo e avaliação: O que de fato ensinamos e o que isso tem a ver com avaliação? Como a escolha da estratégia muda o que e como será avaliado?
Com a premissa de trazer a prática de sala de aula como centro da discussão, oferecemos um curso que nasceu na escola, num espaço de formação de professores a partir de suas narrativas e que tem como objetivo contribuir com o aprimoramento da prática avaliativa.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:
- Ampliar seu repertório de análises e reflexões sobre a as premissas e as práticas avaliativas;
- Compreender a avaliação como uma ferramenta de reflexão sobre os diferentes sujeitos da aprendizagem, em busca de uma relação cada vez mais estreita entre o quê, o como e o porquê ensinar e aprender;
- Planejar situações avaliativas guiadas pela clareza dos propósitos que orientaram o que foi ensinado, as habilidades que se pretendeu conquistar e a forma a partir de diálogos com o currículo, com o PPP e com os sujeitos da aprendizagem;
- Aprimorar os instrumentos de avaliação que utiliza atualmente de modo que os mesmos possam comunicar o que os alunos aprenderam, comunicar o que ainda é necessário aprimorar e contribuir com o planejamento das próximas ações em sala.
O que você vai aprender
- Boas-vindas!
- O que e por que avaliar?
- Estratégias avaliativas
- Perguntas e respostas
- Aula exclusiva: Instrumentos de avaliação
- E a avaliação externa?
- Perguntas e respostas
- Na prática
- Sistematização
- Atividade final
- Ferramentas e materiais para download
- Para continuar estudando
- Pesquisa de satisfação
- Conclusão e certificado
Como você aprende
- Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
- Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
- Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares