Competências

Metodologias Ativas na Educação Básica

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Lilian Bacich,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Como colocar em prática um antigo desejo de todo educador: permitir que os alunos sejam protagonistas da própria aprendizagem? Neste curso, você irá conhecer as metodologias Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos. Elas oferecem orientações e servem de modelo para transformar o seu planejamento.

Com base em estudos de caso reais, a formadora de professores Lilian Bacich vai apresentar estratégias, como sala de aula invertida e rotação por estação de aprendizagem, que promovem maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativa na construção de conhecimento. As técnicas estão ancoradas em duas abordagens, o Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Projetos, que apoiam a implementação da BNCC, documento que prevê o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Os Objetivos de aprendizagem desse curso são:

- Entender o que são metodologias ativas e como elas se relacionam com a BNCC

- Identificar características relacionadas a estratégias de metodologias ativas.

- Estruturar propostas com base nas metodologias de Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

Por Lilian Bacich,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Como colocar em prática um antigo desejo de todo educador: permitir que os alunos sejam protagonistas da própria aprendizagem? Neste curso, você irá conhecer as metodologias Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos. Elas oferecem orientações e servem de modelo para transformar o seu planejamento.

Com base em estudos de caso reais, a formadora de professores Lilian Bacich vai apresentar estratégias, como sala de aula invertida e rotação por estação de aprendizagem, que promovem maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativa na construção de conhecimento. As técnicas estão ancoradas em duas abordagens, o Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Projetos, que apoiam a implementação da BNCC, documento que prevê o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Os Objetivos de aprendizagem desse curso são:

- Entender o que são metodologias ativas e como elas se relacionam com a BNCC

- Identificar características relacionadas a estratégias de metodologias ativas.

- Estruturar propostas com base nas metodologias de Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Conheça a autora do curso e veja quais serão as etapas e os conteúdos que serão discutidos nele
  • Etapa 2 Entenda o que são as metodologias ativas e como elas se relacionam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Etapa 3 Uma professora de Língua Portuguesa conta como usou o Ensino Híbrido para ensinar variações linguísticas. Em seguida, conheça em detalhes como funciona essa metodologia
  • Etapa 4 Conheça a estrutura e os elementos presentes nessa ABP e compreenda a diferença dela para a realização de projetos que já é comum nas escolas brasileiras
  • Etapa 5 A autora do curso Lilian Bacich responde a perguntas enviadas por professores de todo o Brasil. Em seguida, você realiza um teste para verificar seus conhecimentos
  • Etapa 6 Conheça alguns recursos para ajudar no planejamento recursos e elabore um plano de aula seguindo o modelo de ensino híbrido

Sobre o autor

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Autora do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.