Ciências

Combo - BNCC no Ensino Fundamental II

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências

STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências

Lilian Bacich,

Carga Horária: 4 horas

STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências

STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências

Leandro Holanda Fernandes de Lima,

Carga Horária: 4 horas

Curso - A experimentação nas aulas de Ciências

Curso - A experimentação nas aulas de Ciências

Leandro Holanda Fernandes de Lima,

Carga Horária: 4 horas

  • Valor:   6x de R$ 15,84
  • Carga Horária:   12 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a conhecer as competências e habilidades da BNCC do Ensino Fundamental II, aprender estratégias para auxiliar na criação de aulas de Ciências na abordagem STEM.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências (4h);
- STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências (4h);
- A experimentação nas aulas de Ciências (4h).

 
Com o "STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências" (4h), a autora Lilian Bacich vai ensinar o que é o STEM e como pode te ajudar a pensar em novas estratégias para as aulas de Ciências. Ao longo das etapas, será discutido a importância de uma questão norteadora para estimular as competências Pensamento Científico, Crítico e Criativo propostas na BNCC.
 
Já o módulo "STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências" (4h), você aprenderá com o professor Leandro Holanda as etapas de um projeto de STEM através do modelo Canvas e conhecer ferramentas digitais significativas que podem ser levadas para a sala de aula.
 
No curso "A experimentação nas aulas de Ciências" (4h), o autor vai explicar como selecionar os conteúdos e as habilidades pedagógicas que queremos que os alunos desenvolvam, apresentar dicas úteis para elaborar um experimento e avaliar roteiros experimentais, sempre levando em conta as habilidades específicas apresentadas na BNCC.
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial dos alunos.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 A professora Lilian Bacich, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.
  • Etapa 2 Descubra o que é o STEM e como ele pode melhorar a sua aula.
  • Etapa 3 Analise as etapas de uma Aprendizagem Baseada em Projetos e faça um teste para avaliar seu conhecimento.
  • Etapa 4 Veja quais as características de uma aula no modelo STEM.
  • Etapa 5 Entenda como sistematizar a aprendizagem sobre uma das formar de avaliar um projeto com o uso das rubricas.
  • Etapa 6 Elabore o seu próprio planejamento de projeto, com base nos aprendizados deste curso. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 7 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado!
  • Etapa 8 Divida o curso com seus colegas!
  • Etapa 1 O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.
  • Etapa 2 Entenda como organizar as etapas de um projeto de STEM através do modelo Canvas.
  • Etapa 3 Aprenda a definir as ideias centrais que viabilizam um projeto.
  • Etapa 4 Conheça que espaços e materiais que podem ser utilizados para projetos de STEM.
  • Etapa 5 Veja quais ferramentas digitais significativas podem ser levadas para à sala de aula.
  • Etapa 6 Analise duas propostas de roteiros de aulas para reconhecer a importância da investigação na abordagem do STEM.
  • Etapa 7 Elabore um planejamento no Canvas com o uso de tecnologias digitais e programação, e com etapas que apresentem propostas experimentais investigativas, aplicando os conhecimentos adquiridos neste curso. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.
  • Etapa 1 O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.
  • Etapa 2 Entenda o que são experimentos, quais tipos existem, para quais momentos são mais adequados e como eles podem ser aproveitados para trabalhar a investigação, curiosidade, colaboração e trabalho em grupo dos alunos.
  • Etapa 3 Aprenda como propor um experimento aos estudantes a fim de que eles participem e levantem hipóteses, a importância da definição do objetivo de aprendizagem e, ainda, veja alguns exemplos que utilizam habilidades especificadas na BNCC.
  • Etapa 4 Conheça oito dicas de como realizar intervenções que instiguem os alunos, materiais alternativos que podem ser utilizados, cuidados que devem ser tomados para a segurança de todos e até como inserir a tecnologia de maneira orgânica em suas aulas.
  • Etapa 5 Analise dois experimentos relacionados a misturas e compartilhe sua resposta.
  • Etapa 6 Veja a análise comparativa do professor Leandro sobre os dois experimentos estudados na etapa anterior.
  • Etapa 7 Elabore um roteiro experimental com foco na investigação e problematização ou aplique o roteiro do modelo de experimento 2 com seus alunos e envie um relatório da aplicação. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Veja indicações de sites, vídeos e livros que te ajudarão a se aprofundar no tema da experimentação nas aulas de Ciências.
  • Etapa 9 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Autora do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.