COMBO VALE MAIS

Metodologias Ativas e STEM

Cursos sobre estratégias para aplicar em aula, aprendizagens baseadas em projetos, e inovação sem tecnologia

Curso gratuito

Começar agora

o curso Metodologias Ativas e STEM

  • 4 cursos de até 40 horas cada
  • 120 dias para conclusão
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Ensino Fundamental I e II

Sobre o curso

Olá, cursista!

 

Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente.

 

 

Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.

 

Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas.

 

Objetivos de aprendizagem

 

- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos.

- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas.

- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

 

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
    40 horas
  • Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos
    10 horas
  • STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências
    4 horas
  • STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências
    4 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Materiais para aplicar em sala de aula

Sobre os autores

Harley Sato

Harley Sato

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo