TRILHAS

Trilhas do Amanhã - Ensino Hibrido

Aprenda com professores como é possível se inspirar em modelos de ensino híbrido para práticas em aulas remotas e presenciais

Curso gratuito

Começar agora

o curso Trilhas do Amanhã - Ensino Hibrido

  • até 10 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Sobre o curso

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças inéditas na educação em todos os países. Em 2020, escolas foram fechadas e o ensino remoto se transformou em única opção por vários meses. Em 2021, as incertezas continuam e, no Brasil, poderemos ter redes de ensino com aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas. Para ajudar professores e gestores a enfrentarem os desafios que se apresentam, Nova Escola, Escolas Conectadas e demais parceiros prepararam a Trilha de Ensino Híbrido

 

Este é o módulo que inaugura a trilha formativa, a qual tem como objetivo apresentar a estrutura e os principais conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando que o documento tem força de lei e continua válido em todos os contextos e modalidades de aprendizagem. É fundamental compreendê-la, pois a BNCC funciona como norteadora da Educação no Brasil. No curso, serão discutidos os papéis de gestores, professores e alunos para a implementação da BNCC e também qual caminho ela percorre até chegar à sala de aula, ou seja, como deve ser contemplada no planejamento docente para possibilitar o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. A ideia é a de que, por meio de exemplos práticos, o educador entenda como elaborar propostas alinhadas à Base.

 

Os objetivos de aprendizagem 

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de: 

- Compreender o que é a BNCC e como ela se estrutura;

- Entender os diferentes conceitos presentes no documento; 

- Identificar o papel de gestores, professores e alunos para a efetiva implementação da BNCC;

- Compreender como preparar propostas alinhadas à Base.

O que você vai aprender

Trabalhe com vários modelos do Ensino Híbrido

A aula fica ainda mais instigante quando o aluno é protagonista do conhecimento

  • BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula
    4 horas
  • Ensino Híbrido – Rotação por Estações
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Laboratório Rotacional
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Sala de Aula Invertida
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Modelo Virtual Aprimorado
    10 horas
  • Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos
    10 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas baseadas nos modelos de Ensino Híbrido.
  • Materiais extras Vídeos, livros e artigos sobre os temas.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre Ensino Híbrido.

Sobre os autores

ELIANE SIQUEIRA

ELIANE SIQUEIRA

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, possui magistério pelo Cefam, mestrado e doutorado em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para EaD e foi mentora dos planos de aula de Ciências e Geografia alinhados à BNCC de NOVA ESCOLA.

Nova Escola

Nova Escola

Este curso foi elaborado por NOVA ESCOLA. Nossa missão é fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria

  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo