TRILHA

Intensivo Coordenação Pedagógica

Realize formações significativas com sua equipe e alinhe o PPP à BNCC conhecendo as principais mudanças

100% Grátis

Começar agora

o curso Intensivo Coordenação Pedagógica

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • 4360 cursistas
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Coordenadores e Gestores Escolares

Sobre o curso

Olá, gestor!

A Nova Escola preparou um intensivo de cursos sobre Coordenação Pedagógica para otimizar o seu tempo, ajudá-lo em seu planejamento de 2020 e na gestão dos professores.
 
Dividimos o intensivo em dois cursos, o primeiro é o " Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC" (10h). Você vai entender como o PPP indica a forma que a escola vai colocar em prática a BNCC, promovendo mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária.
 
Já o segundo curso " Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação" (30h), para coordenadores e gestores, você irá aprender o papel e a função do coordenador pedagógico nos momentos de formação continuada com o seu grupo de professores, organizar sua rotina, elaborar pautas de formação e estratégias formativas.
 
Se você já é experiente na função de coordenador, seja convidado a refletir sobre sua prática. Se você está começando as atividades na área, encontre um bom caminho a seguir na carreira.
 
Os cursos possuem certificados e vão auxiliá-lo nos desafios de implementação da BNCC, na criação de rotinas de formação produtivas e na organização e aplicação do planejamento 2020.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

Gestor escolar: torne-se o ponto de apoio e confiança da equipe!

Saiba como criar espaços de confiança com o corpo docente e tenha o PPP alinhado à BNCC

  • Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC
    10 horas
  • Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação
    30 horas
  • Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores
    30 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre os autores

Priscila Arce

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Sonia Guaraldo

Consultora pedagógica e especialista em formação continuada pelo programa Formar, projeto da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola. É mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em política de formação continuada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi diretora de escola e, entre 2008 e 2016, secretária de educação do município de Birigui, no interior de São Paulo.

Helena Ruiz (ou Leninha)

É formada em Pedagogia e Arte, tem especialização em psicopedagogia e é mestranda em Educação. Atualmente é professora do curso de pós-graduação do Instituto Vera Cruz e formadora de professores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil em diferentes municípios. Foi Coordenadora Pedagógica de Escola de Educação Infantil e membro da Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos na divisão de Educação Infantil. 

Patrícia Moura dos Santos Claro

Tem pós-graduação em Gestão Escolar e trabalha há 10 anos na rede municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Atualmente é Orientadora Educacional na EMEF Mercedes Carnevalli Klein. Foi formadora alfabetizadora do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), alfabetizadora, multiplicadora de Ensino Híbrido e professora coordenadora na Educação Infantil.

Ana Claudia Cossini Martins

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Norte Paulista, especialista em Ensino da Física pela UNICAMP e especialista em ensino da Matemática pela Universidade São Luís. É professora efetiva na rede pública desde 2004, atuou na rede pública e particular de 1998 a 2008. Atualmente é professora coordenadora de Física do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino Região de José Bonifácio, onde atua também como coordenadora do Grupo de Estudos Lesson Study desde 2014. Possui experiência em formação continuada de professores que ensinam matemática e física sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Atuo também na elaboração dos materiais didáticos São Paulo Faz Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Física.

Aparecida Francisco da Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1978), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), na área de Álgebra Comutativa. Atuou como docente na UEM (1982-1987) e na UNESP campus de São José do Rio Preto (1987 em diante). Atualmente é professora aposentada e voluntária do Departamento de Matemática da Unesp, campus de São José do Rio Preto, onde colabora com o Conselho de Curso de Matemática, desenvolvendo atividades no Laboratório de Matemática, em especial na coordenação de Grupo de Lesson Study com a Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio e Grupo de Estudos de Resolução de Problemas, em parceria com as diretorias de Ensino das Regiões de São José do Rio Preto e Votuporanga.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Intensivo Coordenação Pedagógica

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo