Competências

Intensivo Coordenação pedagógica

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Priscila Arce, Sonia Guaraldo,

Carga Horária: 10 horas

Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação

Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação

Helena Ruiz (ou Leninha), Patrícia Moura dos Santos Claro,

Carga Horária: 30 horas

  • Valor:   6x de R$ 24,98
  • Carga Horária:   40 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

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A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Olá, gestor!

A Nova Escola preparou um intensivo de cursos sobre Coordenação Pedagógica para otimizar o seu tempo, ajudá-lo em seu planejamento de 2020 e na gestão dos professores.
 
Dividimos o intensivo em dois cursos, o primeiro é o " Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC" (10h). Você vai entender como o PPP indica a forma que a escola vai colocar em prática a BNCC, promovendo mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária.
 
Já o segundo curso " Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação" (30h), para coordenadores e gestores, você irá aprender o papel e a função do coordenador pedagógico nos momentos de formação continuada com o seu grupo de professores, organizar sua rotina, elaborar pautas de formação e estratégias formativas.
 
Se você já é experiente na função de coordenador, seja convidado a refletir sobre sua prática. Se você está começando as atividades na área, encontre um bom caminho a seguir na carreira.
 
Os cursos possuem certificados e vão auxiliá-lo nos desafios de implementação da BNCC, na criação de rotinas de formação produtivas e na organização e aplicação do planejamento 2020.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 O papel do PPP como reflexo do que é proposto na BNCC e nos currículos estaduais e municipais. E como ele pode fortalecer a autonomia da escola.
  • Etapa 2 Por onde começar o trabalho de estudo da BNCC, como organizar a equipe escolar para isso e quais instrumentos utilizar para tornar os encontros mais dinâmicos.
  • Etapa 3 Conhecer em detalhes como o PPP se relaciona com a BNCC e o currículo e por que toda sua estrutura necessita estar integrada de maneira coerente para que qualquer mudança proposta chegue à sala de aula.
  • Etapa 4 Quais informações são importantes para a reconstrução do PPP e como a diretora Priscila Arce conseguiu obtê-las com a colaboração de toda a comunidade escolar.
  • Etapa 5 O passo a passo realizado pela diretora Priscila para incorporar as informações obtidas no levantamento anterior ao PPP.
  • Etapa 6 Por que é essencial compartilhar o PPP com a comunidade escolar e quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo.
  • Etapa 7 A formadora Sonia Guaraldo e a diretora Priscila Arce respondem à perguntas realizadas durante a transmissão ao vivo sobre a (re) construção do PPP alinhado à BNCC.
  • Etapa 8 Para receber seu certificado, faça sua autoavaliação e elabore um modelo de questionário para obter com os alunos informações relevantes para a construção do PPP.
  • Etapa 1 Vamos começar
  • Etapa 2 O papel do coordenador pedagógico na formação continuada
  • Etapa 3 Legislação e contexto
  • Etapa 4 A escolha dos temas abordados nas formações
  • Etapa 5 Estratégias formativas
  • Etapa 6 O planejamento da formação continuada
  • Etapa 7 Como elaborar uma pauta da formação continuada
  • Etapa 8 Perguntas e respostas
  • Etapa 9 Ferramentas
  • Etapa 10 Conclusão

Sobre os autores

Priscila Arce

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Sonia Guaraldo

Com experiência como professora da rede pública e particular, coordenadora pedagógica e diretora em escolas públicas, Sonia foi Secretária de Educação em Birigui (SP) e, atualmente, é consultora do programa Formar, da Fundação Lemann. É também doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e licenciada em Letras e Pedagogia.

Helena Ruiz (ou Leninha)

É formada em Pedagogia e Arte, tem especialização em psicopedagogia e é mestranda em Educação. Atualmente é professora do curso de pós-graduação do Instituto Vera Cruz e formadora de professores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil em diferentes municípios. Foi Coordenadora Pedagógica de Escola de Educação Infantil e membro da Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos na divisão de Educação Infantil. 

Patrícia Moura dos Santos Claro

Tem pós-graduação em Gestão Escolar e trabalha há 10 anos na rede municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Atualmente é Orientadora Educacional na EMEF Mercedes Carnevalli Klein. Foi formadora alfabetizadora do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), alfabetizadora, multiplicadora de Ensino Híbrido e professora coordenadora na Educação Infantil.