Ciências

A experimentação nas aulas de Ciências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Leandro Holanda Fernandes de Lima,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A experimentação nas aulas de Ciências é uma forma de aguçar o olhar dos alunos para a investigação científica e, mais do que isso, engajá-los nas aulas.

Neste curso, vamos discutir como selecionar os conteúdos e as habilidades pedagógicas que queremos que os alunos desenvolvam, apresentar dicas úteis para o momento de elaborar um experimento um roteiro e avaliar roteiros experimentais.

Você ainda vai ter a chance de desenvolver seu próprio roteiro, aplicando o que aprendeu no curso.

Fique atento! Para você receber o certificado é necessário ser aprovado na etapa de avaliação, que consiste no envio de um arquivo e na resolução de um teste de múltipla escolha.

Esperamos você!

  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.
  • Etapa 2 Entenda o que são experimentos, quais tipos existem, para quais momentos são mais adequados e como eles podem ser aproveitados para trabalhar a investigação, curiosidade, colaboração e trabalho em grupo dos alunos.
  • Etapa 3 Aprenda como propor um experimento aos estudantes a fim de que eles participem e levantem hipóteses, a importância da definição do objetivo de aprendizagem e, ainda, veja alguns exemplos que utilizam habilidades especificadas na BNCC.
  • Etapa 4 Conheça oito dicas de como realizar intervenções que instiguem os alunos, materiais alternativos que podem ser utilizados, cuidados que devem ser tomados para a segurança de todos e até como inserir a tecnologia de maneira orgânica em suas aulas.
  • Etapa 5 Analise dois experimentos relacionados a misturas e compartilhe sua resposta.
  • Etapa 6 Veja a análise comparativa do professor Leandro sobre os dois experimentos estudados na etapa anterior.
  • Etapa 7 Elabore um roteiro experimental com foco na investigação e problematização ou aplique o roteiro do modelo de experimento 2 com seus alunos e envie um relatório da aplicação. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Veja indicações de sites, vídeos e livros que te ajudarão a se aprofundar no tema da experimentação nas aulas de Ciências.
  • Etapa 9 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.