Ciências

A experimentação nas aulas de Ciências

Por Leandro Holanda Fernandes de Lima

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 4 horas
  • Valor: 4x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

A experimentação nas aulas de Ciências é uma forma de aguçar o olhar dos alunos para a investigação científica e, mais do que isso, engajá-los nas aulas.

Neste curso, vamos discutir como selecionar os conteúdos e as habilidades pedagógicas que queremos que os alunos desenvolvam, apresentar dicas úteis para o momento de elaborar um experimento um roteiro e avaliar roteiros experimentais.

Você ainda vai ter a chance de desenvolver seu próprio roteiro, aplicando o que aprendeu no curso.

Fique atento! Para você receber o certificado é necessário ser aprovado na etapa de avaliação, que consiste no envio de um arquivo e na resolução de um teste de múltipla escolha.

Esperamos você!

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.

  • Etapa 2

    Entenda o que são experimentos, quais tipos existem, para quais momentos são mais adequados e como eles podem ser aproveitados para trabalhar a investigação, curiosidade, colaboração e trabalho em grupo dos alunos.

  • Etapa 3

    Aprenda como propor um experimento aos estudantes a fim de que eles participem e levantem hipóteses, a importância da definição do objetivo de aprendizagem e, ainda, veja alguns exemplos que utilizam habilidades especificadas na BNCC.

  • Etapa 4

    Conheça oito dicas de como realizar intervenções que instiguem os alunos, materiais alternativos que podem ser utilizados, cuidados que devem ser tomados para a segurança de todos e até como inserir a tecnologia de maneira orgânica em suas aulas.

  • Etapa 5

    Analise dois experimentos relacionados a misturas e compartilhe sua resposta.

  • Etapa 6

    Veja a análise comparativa do professor Leandro sobre os dois experimentos estudados na etapa anterior.

  • Etapa 7

    Elabore um roteiro experimental com foco na investigação e problematização ou aplique o roteiro do modelo de experimento 2 com seus alunos e envie um relatório da aplicação. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

  • Etapa 8

    Veja indicações de sites, vídeos e livros que te ajudarão a se aprofundar no tema da experimentação nas aulas de Ciências.

  • Etapa 9

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.