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Matemática

Geografia e Matemática: Um projeto interdisciplinar sobre Cartografia

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria: Curso Ao Vivo

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Fernando Bianco Solano,

A quem se destina: Professores de Educação Infantil e Gestores

Este curso tem como objetivo apresentar a Cartografia como uma possibilidade de trabalho integrado entre a Geografia e a Matemática, tendo como norte as habilidades relacionadas a este conteúdo que são apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao longo das etapas, vamos fazer uma retomada histórica da Cartografia, discutir conceitos cartográficos, apresentar atividades que integram as duas disciplinas e analisar um estudo de caso que mostra que esse trabalho pode acontecer na prática da sala de aula.
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Fernando Bianco, professor que te acompanhará durante o curso, se apresenta e fala sobre como a Cartografia pode estar presente em várias disciplinas, além da Geografia.
  • Etapa 2 Conheça os principais marcos da linha do tempo da Cartografia desde representações espaciais datadas de 2500 anos a.C até os mapas como conhecemos hoje.
  • Etapa 3 Entenda o que é Cartografia, quais são e como são definidos os produtos dessa ciência. Também saiba o que é alfabetização cartográfica, além de quais os produtos da cartografia geral que mais dialogam com elas.
  • Etapa 4 Veja como a Cartografia está presente nos componentes curriculares das disciplinas de Geografia e Matemática na BNCC.
  • Etapa 5 Aprenda quais são os conteúdos e possibilidades didáticas de unir as duas disciplinas em estudos de escala cartográfica, coordenadas geográficas e orientação espacial.
  • Etapa 6 Analise um projeto realizado em uma turma do 4º ano de levantamento planimétrico da quadra da escola para a confecção de uma planta e ainda aprenda como fazer uma trena de roda e uma bússola com materiais acessíveis.
  • Etapa 7 Elabore uma atividade de sondagem inicial ou um relatório reflexivo sobre a interdisciplinaridade do tema. Responda também a perguntas que revisam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Conheça alguns livros e reportagens para se aprofundar no tema.
  • Etapa 9 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Fernando Bianco Solano

Fernando Bianco Solano

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Pedagogia e Geografia. Foi professor de escolas públicas e privadas e formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, Fernando Bianco é professor do Instituto Singularidades. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores na Unifesp.