Matemática

Como construir recursos digitais para a aula de Matemática

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre o que irá aprender nesse curso:

  • Duração: 4 horas
  • Valor do curso: Incluso na assinatura
  • CERTIFICADO: DISPONÍVEL EM PDF
  • Material: Inclui material em PDF
  • Conteúdo Alinhado à BNCC

Por Antonio Alexandre Aparecido da Silva

Durante o desenvolvimento das aulas de Matemática é comum os alunos afirmarem que ao ouvirem a explicação de um assunto mais complexo não têm dúvidas, mas depois elas surgem. A intenção desse curso é apresentar alternativas para criação de material personalizado para auxiliar o professor nas suas aulas, usando, para tanto, recursos simples do seu computador (Paint, editor de textos e programas de apresentação). Esses materiais podem compor uma playlist para o aluno consultar quando quiser, auxiliando seus estudos.

O que você vai aprender

  • Etapa 1 - O professor Alexandre da Silva, que te acompanhará durante esse estudo, se apresenta, explica as vantagens de produzir os seus próprios objetos digitais e como o curso está organizado.
  • Etapa 2 - Aprenda passo a passo como gravar a tela do computador e desenvolver um transferidor virtual para ser utilizado em sala de aula.
  • Etapa 3 - Entenda como usar a ferramenta “carimbo” no software Paint e como utilizá-la na solução de situações-problema durante as aulas de Matemática.
  • Etapa 4 - Saiba como criar uma representação visual do Teorema de Pitágoras e explicá-lo, sem nenhum cálculo.
  • Etapa 5 - Inspirado por um exemplo criado pelo professor, escolha uma situação problema e um objeto digital para ilustrá-la.
  • Etapa 6 - Descubra oito razões para usar o Youtube em sala de aula e como usá-lo para compartilhar suas próprias produções.
  • Etapa 7 - Envie uma mostra de um objeto digital que você tenha produzido ou um relato do que aprendeu durante o curso. Também responda a um teste que retoma os conteúdos estudados. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 - Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Especialista em Educação Matemática, graduado em Engenharia Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. Foi integrante do Laboratório do Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo (USP) e, desde 2008, é membro do Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática da mesma universidade. Atualmente, Antonio da Silva é professor no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades. Atua como professor de Matemática desde 1986.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.