Curso Avulso

Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 60 horas
  • 4 meses para concluir
  • 24335 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Gestão de Sala de Aula", de 110h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudante de licenciatura

Sobre o curso

Neste curso gratuito, vamos conversar sobre as diversas dimensões da gestão de sala, como organização do espaço físico, do tempo didático previsto e das posturas dos alunos e professores, e sobre a autoavaliação e a escuta como ferramentas para promoção de uma sala de aula mais harmoniosa.  

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre gestão de sala de aula, e professores em início de carreira e estudantes de licenciatura que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula. 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que é gestão de sala de aula?
  • Arranjos espaciais
  • Contrato didático
  • Relato de caso
  • Democracia, participação e escuta
  • Incidentes críticos
  • Planejamento como estímulo à autonomia
  • Planejamento como ferramenta de gestão
  • Avaliação: como construir rubricas
  • Sistematização
  • Atividade Final
  • Atividade Opcional
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar pela internet todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelos formadores para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso, tira-dúvidas e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos de sala de aula para que você possa refletir e aplicar os novos saberes no planejamento da aula com intencionalidade, propondo atividades que estimulem a escuta, a participação e o contexto democrático.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos e planos de aula, além de indicações de livros, vídeos, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Harley Sato

Formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Harley é licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre na mesma instituição. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Ele defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeite sua individualidade.

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Thais Ogeda

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), escreve e revisa capítulos didáticos para editoras parceiras e leciona aulas no componente curricular de Química no Ensino Médio, incluindo no Ensino de Jovens e Adultos. Thais é bacharel e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ela cursa especialização em Ensino de Ciências e Pluralidades, pela Universidade Federal do Paraná. Já desenvolveu a expografia de diferentes exposições científicas interativas, foi formadora de professores de Ciências e coordenou projetos socioeducativos.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo