Professores do ensino fundamental II

Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 33,32
  • Carga Horária:   60 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Harley Sato, Rodrigo Padilha, Thais Ogeda,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

O curso é voltado para a gestão em sala de aula e suas inúmeras dimensões: desde a organização do espaço físico da sala de aula, do tempo didático previsto e das posturas dos alunos e professores, à autoavaliação e escuta como ferramentas para promoção de uma sala de aula mais harmoniosa. A intenção é trazer para o professor reflexões sobre esse assunto, pautando o relacionamento interpessoal entre alunos e professor, bem como a organização da coletividade sem deixar de vista o trabalho com o conhecimento. Além disso, o curso traz relatos de casos reais, em busca de uma relação entre o que nós, professores, vivemos, escutamos e trazemos na nossa bagagem na sala de aula.

No curso serão abordados os seguintes temas: gestão de tempo e espaço (e sua implicações metodológicas), com ênfase no papel do professor como mediador na construção da autonomia do aluno; análise de estratégias para um melhor planejamento de aula, com destaque para a escuta como instrumento para promover um ambiente democrático e, portanto, propício à aprendizagem. 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Refletir a gestão de sala considerando suas diversas dimensões. 

- Planejar sua aula levando em conta a sua intencionalidade.

- Compreender o papel da escuta no processo de estreitamento das relações entre professores e alunos.

- Planejar atividades que estimulem a escuta, a participação e o contexto democrático.

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O que é gestão de sala de aula?
  • Etapa 3 Arranjos espaciais
  • Etapa 4 Contrato didático
  • Etapa 5 Relato de caso
  • Etapa 6 Democracia, participação e escuta
  • Etapa 7 Incidentes críticos
  • Etapa 8 Planejamento como estímulo à autonomia
  • Etapa 9 Planejamento como ferramenta de gestão
  • Etapa 10 Avaliação: como construir rubricas

Sobre os autores

Harley Sato

Harley Sato

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. É também autor do curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2 oferecido em Nova Escola.

Thais Ogeda

Thais Ogeda

Thais Lucy Ogeda de Faria é bacharel e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ciências Universidade de São Paulo. Atualmente, cursa especialização em Ensino de Ciências e Pluralidades, pela Universidade Federal do Paraná. Já desenvolveu a expografia de diferentes exposições científicas interativas, foi formadora de professores na disciplina de Ciências e coordenou projetos socioeducativos. Atualmente, escreve e revisa capítulos didáticos para editoras parceiras e leciona aulas na disciplina de Química no Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos.