Ciências

STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências

Por Leandro Holanda Fernandes de Lima

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 4 horas
  • Valor: 4x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC
Neste curso você será apresentado à algumas estratégias que podem te ajudar na criação de aulas na abordagem STEM. Nele você encontrará mais informações sobre os espaços de aprendizagem, sobre o uso de ideias centrais, instrumentos de organização e avaliação e ferramentas digitais que podem te inspirar. Este curso é recomendado para você que já tem uma certa familiaridade com tema e quer aprofundar o conhecimento em estratégias e ferramentas.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.

  • Etapa 2

    Entenda como organizar as etapas de um projeto de STEM através do modelo Canvas.

  • Etapa 3

    Aprenda a definir as ideias centrais que viabilizam um projeto.

  • Etapa 4

    Conheça que espaços e materiais que podem ser utilizados para projetos de STEM.

  • Etapa 5

    Veja quais ferramentas digitais significativas podem ser levadas para à sala de aula.

  • Etapa 6

    Analise duas propostas de roteiros de aulas para reconhecer a importância da investigação na abordagem do STEM.

  • Etapa 7

    Elabore um planejamento no Canvas com o uso de tecnologias digitais e programação, e com etapas que apresentem propostas experimentais investigativas, aplicando os conhecimentos adquiridos neste curso. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

  • Etapa 8

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.