Ciências

STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Leandro Holanda Fernandes de Lima,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Neste curso você será apresentado à algumas estratégias que podem te ajudar na criação de aulas na abordagem STEM. Nele você encontrará mais informações sobre os espaços de aprendizagem, sobre o uso de ideias centrais, instrumentos de organização e avaliação e ferramentas digitais que podem te inspirar. Este curso é recomendado para você que já tem uma certa familiaridade com tema e quer aprofundar o conhecimento em estratégias e ferramentas.

Por Leandro Holanda Fernandes de Lima,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Neste curso você será apresentado à algumas estratégias que podem te ajudar na criação de aulas na abordagem STEM. Nele você encontrará mais informações sobre os espaços de aprendizagem, sobre o uso de ideias centrais, instrumentos de organização e avaliação e ferramentas digitais que podem te inspirar. Este curso é recomendado para você que já tem uma certa familiaridade com tema e quer aprofundar o conhecimento em estratégias e ferramentas.
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 O professor Leandro Holanda, que te acompanhará nesse curso, se apresenta, explica a organização do curso e fala quais são os temas que serão tratados ao longo das etapas.
  • Etapa 2 Entenda como organizar as etapas de um projeto de STEM através do modelo Canvas.
  • Etapa 3 Aprenda a definir as ideias centrais que viabilizam um projeto.
  • Etapa 4 Conheça que espaços e materiais que podem ser utilizados para projetos de STEM.
  • Etapa 5 Veja quais ferramentas digitais significativas podem ser levadas para à sala de aula.
  • Etapa 6 Analise duas propostas de roteiros de aulas para reconhecer a importância da investigação na abordagem do STEM.
  • Etapa 7 Elabore um planejamento no Canvas com o uso de tecnologias digitais e programação, e com etapas que apresentem propostas experimentais investigativas, aplicando os conhecimentos adquiridos neste curso. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em ciências pela USP. Especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Trabalhou como professor de química e na assessoria para a produção de material pedagógico de química para a Editora Moderna, como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann e especialista em educação na Microsoft. Atualmente é professor na pós-graduação da Faculdade SESI de Educação e no Instituto Singularidades, assessor pedagógico para o ensino de ciências no Colégio Albert Sabin e é um dos fundadores da Tríade Educacional. Foi também um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso.