Curso Avulso

Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora

o curso Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Educação Infantil

Sobre o curso

A proposta desse curso é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira e sensibilizar os educadores a expandir os valores da nossa cultura por meio de práticas criativas e reflexivas. Além de apresentar as canções, as duas professoras-autoras deste curso compartilham experiências que tiveram ao levá-las para a sala de aula com seus alunos. O repertório escolhido possibilita desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música para potencializar o desenvolvimento integral da criança nos diversos aspectos da sua formação: emocionais, físicos, cognitivos, sociais e motores.

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Ana Tatit

Ana Tatit

Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP) e licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). Trabalhou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) e atuou no Programa Escola Que Vale, com formação de professores. Atualmente, Ana Tatit ministra aulas no Instituto Singularidades e coordena o curso de Pós-Graduação “A Arte de Ensinar Arte-Expressões Singulares”, nas quatro linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. Atua também como professora no curso de Educação Artística da FASM-SP. É autora do livro 300 Propostas de Artes Visuais, publicado pelas Edições Loyola, e da coleção Brinco e Canto, da Editora Melhoramentos.

Maristela Loureiro

Maristela Loureiro

Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP) e especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira (Universidade Anhembi-Morumbi). Atualmente, Maristela Loureiro é professora nos cursos de Educação Artística e Licenciatura em Música da Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP) e supervisora de Estágio de Docência. Também atua como professora de flauta doce, Prática de Ensino, Fundamentos da Educação Musical, Metodologia de Pesquisa e orientação de TCC. Atua como flautista em grupos de Música de Câmara. É autora, juntamente com Ana Tatit, da coleção Brinco e Canto, da Editora Melhoramentos, com quatro livros publicados: Brincadeiras cantadas de cá e de lá; Desafios Musicais; Para os pequenos; e Festas e danças brasileiras. Também produziu, com Sonia Albano de Lima e Niomar de Souza Pereira, a obra Manifestações e Práticas Folclóricas no Cenário Musical, pela editora Musa.  Fundadora e diretora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) - Associação Marly Cury.

Parceria:

  • Singularidades

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo