Curso Avulso

Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 6783 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Novo Ensino Médio, Inglês e o Projeto de vida", de 50h e com 2 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá as mudanças da mais recente reforma do Ensino Médio. O material conta com explicações conceituais em texto e recursos audiovisuais que abrangem desde a legislação respectiva até detalhamento de estruturação das aprendizagens. 

 

Você também irá assistir relatos de professores de escolas públicas que já atuam no formato proposto pelo Novo Ensino Médio e que oferecem ideias práticas para cada área do conhecimento. O objetivo do curso é servir como material de referência para subsídio dos educadores de redes públicas e privadas ao longo da implantação da reforma.

 

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que, ao final deste curso, os educadores participantes sejam capazes de: 

  • Compreender as mudanças instituídas pela reforma do Ensino Médio.
  • Entender como as mudanças afetam cada área do conhecimento.
  • Compreender o conceito e o papel da escola no Projeto de Vida do aluno.
  • Ser capaz de pensar em projetos interdisciplinares para suas turmas.
  • Basear-se em exemplos práticos para planejar suas aulas.

 

E ainda temos uma novidade por tempo limitado:
Além do curso trazer todo o conhecimento necessário para desenvolver um projeto com seus alunos, você poderá enviar esse projeto para nós e receberá uma devolutiva exclusiva e individual da Danielle Toledo Pereira, autora do curso. Não deixe essa chance escapar!

 

Essa é uma iniciativa realizada pela Nova Escola em parceria com o Governo Britânico e com o apoio do Movimento pela Base.

O que você vai aprender

  • Introdução

Como você aprende

  • Video aula Videoaulas com autores e professores convidados.
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, ferramentas para usar no seu dia a dia e exemplos de planejamento interdisciplinar.
  • Acervo nova escola Acervo de reportagens, vídeos e cursos de Nova Escola.
  • Materiais Site, artigos, áudios, vídeos e outros materiais de referência.

Sobre os autores

Daniel Cordeiro

Especialista em Gestão Pública pelo Insper e Administrador Público pela FGV-SP. Atua na temática do Novo Ensino Médio desde 2020, quando coordenou, pela Frente Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED, 27 consultores de gestão alocados nas Secretarias estaduais e distrital de educação. Também foi consultor para o Novo Ensino Médio do Movimento pela Base. Atualmente é gerente de projetos de formação continuada na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Daniel também já foi professor de cursinho popular durante a graduação e lecionou Língua Portuguesa pelo programa Ensina Brasil, em Campo Grande (MS). É apaixonado por políticas públicas, educação e é cinéfilo de carteirinha.

Franci Alves

Mestre em Educação e Licenciada em Geografia pela UFS, atuou como professora por 20 anos e contribuiu para a formação de jovens na Educação Básica. Contribuiu também com uma breve passagem pelo Ensino Superior, cursinhos vestibulares e Educação de Jovens e Adultos. Para além da sala de aula, possui experiência com avaliação em larga escala adquirida no período em que trabalhou como colaboradora na Comissão Técnica de Ciências Humanas da DAEB/INEP. Um marco importante na sua carreira foi a oportunidade que teve de liderar a expansão de escolas integrais no seu estado quando esteve como Coordenadora Geral de Programa de Ensino Médio em Tempo Integral. Assumiu por um tempo a função de Conselheira Estadual de Educação, quando pôde contribuir de outra forma pela qualidade da educação. De forma transversal, também trabalhou como formadora de equipes escolares, escritora de material didático e palestrante. Atualmente é gerente pedagógica no Instituto Sonho Grande. É apaixonada pela educação integral e entende que esse é o caminho para a transformação da educação brasileira. E para além do profissional, ama viajar, literatura, cinema, fotografia e estuda astrologia.

Gabriel Medina

Psicólogo, 40 anos, trabalha com a temática de juventude e educação, tanto no contexto nacional quanto internacional há mais de 20 anos. É autor de livro didático, tendo sua obra “Jovem Protagonista” aprovado no PNLD de 2020, que trabalha a dimensão do Projeto de Vida, conteúdo do novo Ensino Médio do país. É organizador do Podcast "A Escola Tá On" que debate os desafios da educação na contemporaneidade.

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Parceria:

  • UK Government
  • Skills for Prosperity

Apoio

  • Movimento pela Base

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo