Curso online

Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 20,68
  • Carga Horária:   30 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Ana Claudia Cossini Martins, Aparecida Francisco da Silva,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Olá, cursista!

É inegável  a importância do Coordenador Pedagógico em todo o processo pedagógico da escola, desde a formação continuada do professor até a observação da aplicação do plano, elaborado conjuntamente, na sala de aula e o posterior compartilhamento com colegas das práticas executadas.

No curso, serão abordados aspectos importantes de três estratégias formativas: como auxiliar o professor no planejamento de aulas (utilizando a perspectiva da metodologia de resolução de problemas), como promover a observação em sala de aula e como realizar a tematização da prática.

O objetivo é debater as várias etapas de cada estratégia (preparação, desenvolvimento e devolutiva) para que o coordenador leve o corpo docente à reflexão sobre a prática e trabalhe sobre as ideias educacionais no processo de execução do planejado (considerando o envolvimento e a participação dos alunos). Ao promover debates coletivos, o professor sente-se acolhido ao expor suas ideias e discutir propostas de como ultrapassar as dificuldades  encontradas.

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Conduzir o professor na elaboração do planejamento de aula, incluindo a identificação do tema a ser trabalhado, a escolha de materiais, a elaboração do roteiro (com previsão de intervenções) e da pauta de observação de aula, além da maneira de avaliar.

- Compreender a função da observação de aula e prepará-la juntamente com o professor, bem como conduzir a discussão e a devolutiva.

- Coordenar a tematização da prática e fazer a devolutiva para os professores.

Como você vai aprender

- Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.

- Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.

- Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.

- Materiais complementares – Textos, vídeos, entrevistas, artigos e referências bibliográficas para embasamento das atividades desenvolvidas.

- Ferramentas – Modelos de planejamento de aula (embasado na Metodologia de Resolução de Problemas), de pauta de observação de aula e de devolutiva (construtiva).

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Estratégia formativa – planejamento da aula (Preparação)
  • Etapa 3 Estratégia formativa – planejamento da aula (Elaboração)
  • Etapa 4 Estratégia formativa – observação de aula
  • Etapa 5 Estratégia formativa – observação de aula (Devolutiva)
  • Etapa 6 Relato de experiência
  • Etapa 7 Aula extra: Estratégia formativa – tematização da prática
  • Etapa 8 Sistematização
  • Etapa 9 Atividade final
  • Etapa 10 Ferramentas e materiais para download

Sobre os autores

Ana Claudia Cossini Martins

Ana Claudia Cossini Martins

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Norte Paulista, especialista em Ensino da Física pela UNICAMP e especialista em ensino da Matemática pela Universidade São Luís. É professora efetiva na rede pública desde 2004, atuou na rede pública e particular de 1998 a 2008. Atualmente é professora coordenadora de Física do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino Região de José Bonifácio, onde atua também como coordenadora do Grupo de Estudos Lesson Study desde 2014. Possui experiência em formação continuada de professores que ensinam matemática e física sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Atuo também na elaboração dos materiais didáticos São Paulo Faz Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Física.

Aparecida Francisco da Silva

Aparecida Francisco da Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1978), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), na área de Álgebra Comutativa. Atuou como docente na UEM (1982-1987) e na UNESP campus de São José do Rio Preto (1987 em diante). Atualmente é professora aposentada e voluntária do Departamento de Matemática da Unesp, campus de São José do Rio Preto, onde colabora com o Conselho de Curso de Matemática, desenvolvendo atividades no Laboratório de Matemática, em especial na coordenação de Grupo de Lesson Study com a Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio e Grupo de Estudos de Resolução de Problemas, em parceria com as diretorias de Ensino das Regiões de São José do Rio Preto e Votuporanga.