Curso Avulso

Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores

  • 30 horas
  • 4 meses para concluir
  • 9286 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Intensivo Coordenação Pedagógica", de 40h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Gestores e coordenadores

Sobre o curso

Olá, cursista! É inegável  a importância do Coordenador Pedagógico em todo o processo pedagógico da escola, desde a formação continuada do professor até a observação da aplicação do plano, elaborado conjuntamente, na sala de aula e o posterior compartilhamento com colegas das práticas executadas.

 

No curso, serão abordados aspectos importantes de três estratégias formativas: como auxiliar o professor no planejamento de aulas (utilizando a perspectiva da metodologia de resolução de problemas), como promover a observação em sala de aula e como realizar a tematização da prática.

 

O objetivo é debater as várias etapas de cada estratégia (preparação, desenvolvimento e devolutiva) para que o coordenador leve o corpo docente à reflexão sobre a prática e trabalhe sobre as ideias educacionais no processo de execução do planejado (considerando o envolvimento e a participação dos alunos). Ao promover debates coletivos, o professor sente-se acolhido ao expor suas ideias e discutir propostas de como ultrapassar as dificuldades  encontradas.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Conduzir o professor na elaboração do planejamento de aula, incluindo a identificação do tema a ser trabalhado, a escolha de materiais, a elaboração do roteiro (com previsão de intervenções) e da pauta de observação de aula, além da maneira de avaliar.

- Compreender a função da observação de aula e prepará-la juntamente com o professor, bem como conduzir a discussão e a devolutiva.

- Coordenar a tematização da prática e fazer a devolutiva para os professores.

 

 Bom curso!

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Estratégia formativa – planejamento da aula (Preparação)
  • Estratégia formativa – planejamento da aula (Elaboração)
  • Estratégia formativa – observação de aula
  • Estratégia formativa – observação de aula (Devolutiva)
  • Relato de experiência
  • Aula extra: Estratégia formativa – Tematização da prática
  • Sistematização
  • Atividade final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, vídeos, entrevistas, artigos e referências bibliográficas para embasamento das atividades desenvolvidas.
  • Ferramentas Modelos de planejamento de aula (embasado na Metodologia de Resolução de Problemas), de pauta de observação de aula e de devolutiva (construtiva)

Sobre os autores

Ana Claudia Cossini Martins

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Norte Paulista, especialista em Ensino da Física pela UNICAMP e especialista em ensino da Matemática pela Universidade São Luís. É professora efetiva na rede pública desde 2004, atuou na rede pública e particular de 1998 a 2008. Atualmente é professora coordenadora de Física do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino Região de José Bonifácio, onde atua também como coordenadora do Grupo de Estudos Lesson Study desde 2014. Possui experiência em formação continuada de professores que ensinam matemática e física sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Atuo também na elaboração dos materiais didáticos São Paulo Faz Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Física.

Aparecida Francisco da Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1978), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), na área de Álgebra Comutativa. Atuou como docente na UEM (1982-1987) e na UNESP campus de São José do Rio Preto (1987 em diante). Atualmente é professora aposentada e voluntária do Departamento de Matemática da Unesp, campus de São José do Rio Preto, onde colabora com o Conselho de Curso de Matemática, desenvolvendo atividades no Laboratório de Matemática, em especial na coordenação de Grupo de Lesson Study com a Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio e Grupo de Estudos de Resolução de Problemas, em parceria com as diretorias de Ensino das Regiões de São José do Rio Preto e Votuporanga.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo