Competências

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Esse curso faz parte da trilha de cursos “Intensivo Coordenação pedagógica”, de 40h e com 2 cursos. Aproveite preços especiais!

Saiba mais sobre a trilha

Por Priscila Arce, Sonia Guaraldo,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Revisar o projeto político-pedagógico (PPP) por si só não é tarefa simples. Como fazer isso trazendo para o documento o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Neste curso, você vai entender como o PPP revela os caminhos escolhidos pela escola para colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária. Tudo isso por meio de um relato de experiência de uma diretora de escola pública de São Paulo que tem realizado esse trabalho de maneira colaborativa com a comunidade escolar.

Objetivos de aprendizagem:

. Entender o papel do PPP na escola

. Identificar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e o PPP

. Conhecer uma experiência de revisão democrática do PPP

. Descobrir uma possibilidade de caminho para adaptar o PPP à BNCC

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O papel do PPP
  • Etapa 3 O início do trabalho
  • Etapa 4 A relação entre BNCC, currículo e PPP
  • Etapa 5 Como obter informações para a reconstrução do PPP
  • Etapa 6 Como incorporar ao PPP as informações obtidas no levantamento
  • Etapa 7 A importância de compartilhar o documento com a comunidade escolar
  • Etapa 8 Perguntas e respostas
  • Etapa 9 Avaliação Final
  • Etapa 10 Para continuar estudando

Sobre os autores

Priscila Arce

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Sonia Guaraldo

Com experiência como professora da rede pública e particular, coordenadora pedagógica e diretora em escolas públicas, Sonia foi Secretária de Educação em Birigui (SP) e, atualmente, é consultora do programa Formar, da Fundação Lemann. É também doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e licenciada em Letras e Pedagogia.