Competências

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

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  • Prática final validada por Nova Escola

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  • Acesse online a qualquer momento

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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Por Priscila Arce, Sonia Guaraldo,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Revisar o projeto político-pedagógico (PPP) por si só não é tarefa simples. Como fazer isso trazendo para o documento o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Neste curso, você vai entender como o PPP revela os caminhos escolhidos pela escola para colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária. Tudo isso por meio de um relato de experiência de uma diretora de escola pública de São Paulo que tem realizado esse trabalho de maneira colaborativa com a comunidade escolar.

Objetivos de aprendizagem:

. Entender o papel do PPP na escola

. Identificar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e o PPP

. Conhecer uma experiência de revisão democrática do PPP

. Descobrir uma possibilidade de caminho para adaptar o PPP à BNCC

Por Priscila Arce, Sonia Guaraldo,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Revisar o projeto político-pedagógico (PPP) por si só não é tarefa simples. Como fazer isso trazendo para o documento o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Neste curso, você vai entender como o PPP revela os caminhos escolhidos pela escola para colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária. Tudo isso por meio de um relato de experiência de uma diretora de escola pública de São Paulo que tem realizado esse trabalho de maneira colaborativa com a comunidade escolar.

Objetivos de aprendizagem:

. Entender o papel do PPP na escola

. Identificar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e o PPP

. Conhecer uma experiência de revisão democrática do PPP

. Descobrir uma possibilidade de caminho para adaptar o PPP à BNCC

  • Certificado de Conclusão

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  • Prática final validada por Nova Escola

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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O que você vai aprender

  • Etapa 1 O papel do PPP como reflexo do que é proposto na BNCC e nos currículos estaduais e municipais. E como ele pode fortalecer a autonomia da escola.
  • Etapa 2 Por onde começar o trabalho de estudo da BNCC, como organizar a equipe escolar para isso e quais instrumentos utilizar para tornar os encontros mais dinâmicos.
  • Etapa 3 Conhecer em detalhes como o PPP se relaciona com a BNCC e o currículo e por que toda sua estrutura necessita estar integrada de maneira coerente para que qualquer mudança proposta chegue à sala de aula.
  • Etapa 4 Quais informações são importantes para a reconstrução do PPP e como a diretora Priscila Arce conseguiu obtê-las com a colaboração de toda a comunidade escolar.
  • Etapa 5 O passo a passo realizado pela diretora Priscila para incorporar as informações obtidas no levantamento anterior ao PPP.
  • Etapa 6 Por que é essencial compartilhar o PPP com a comunidade escolar e quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo.
  • Etapa 7 A formadora Sonia Guaraldo e a diretora Priscila Arce respondem à perguntas realizadas durante a transmissão ao vivo sobre a (re) construção do PPP alinhado à BNCC.
  • Etapa 8 Para receber seu certificado, faça sua autoavaliação e elabore um modelo de questionário para obter com os alunos informações relevantes para a construção do PPP.

Sobre os autores

Priscila Arce

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Sonia Guaraldo

Com experiência como professora da rede pública e particular, coordenadora pedagógica e diretora em escolas públicas, Sonia foi Secretária de Educação em Birigui (SP) e, atualmente, é consultora do programa Formar, da Fundação Lemann. É também doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e licenciada em Letras e Pedagogia.