Matemática

Como usar jogos para melhorar a aprendizagem de Matemática no Fundamental 1

Por Fabrício Teixeira

Por Fernando Barnabé

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: 6x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

Acompanhe um estudo de caso realizado pelo professor da rede de Catanduva (SP) Fabrício Teixeira com uma turma dos anos iniciais com o jogo Feche a Caixa, que colocou os alunos no centro do processo de aprendizagem e permitiu que eles desenvolvessem estratégias de resolução de problemas. Você também vai aprender como fazer para um trabalho com jogos com base no planejamento de aula, proposto pelo professor Fernando Barnabé, que leva em conta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os Objetivos de aprendizagem desse curso são:

- Conhecer duas propostas de jogos para os anos iniciais do Ensino Fundamental;

- Identificar características do trabalho com jogos em sala de aula;

- Conseguir estruturar um planejamento de aula que proponha uma atividade com jogo;

- Reconhecer que uma aula com jogo permite o desenvolvimento de competências específicas ligadas à Matemática, como raciocínio lógico e o enfrentamento de situações-problema.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    Você conhecerá a proposta do curso e fará uma atividade relacionada a ela. Essa atividade servirá para sua autoavaliação.

  • Etapa 2

    O professor Fabrício Ferreira compartilha sua experiência com o jogo Feche a Caixa e nos ajuda a compreender quais os desafios de se trazer jogos para auxiliar no desenvolvimento de habilidades matemáticas.

  • Etapa 3

    O professor Fabrício Ferreira mostra o que aprendeu ao incluir jogos nas aulas de Matemática e comenta os principais motivos para utilizar esse recurso. Ao final da etapa há um teste para você.

  • Etapa 4

    O professor Fernando Barnabé apresenta a base teórica que fundamenta o uso de jogos como forma de trazer a BNCC para a sala de aula.

  • Etapa 5

    O professor Fernando Barnabé apresenta uma série de exemplos de jogos e formas de adaptá-los para diferentes salas de aula. Ao final da etapa há outro teste para você.

  • Etapa 6

    Os professores Fernando e Fabrício respondem à perguntas realizadas durante a transmissão ao vivo sobre como levar os jogos para a prática de sala de aula.

  • Etapa 7

    Para receber seu certificado, faça sua autoavaliação e elabore um planejamento de aulas de matemática usando jogos.

Sobre os autores

Professor da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), onde atuou como professor formador do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela Unesp e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Professor dessa mesma instituição nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia e do Centro Universitário Unifafibe no curso de Pedagogia.

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.