TRILHA

Intensivo de Alfabetização

Coloque as Metodologias Ativas em suas aulas para alfabetizar seus alunos

100% Grátis

Começar agora

o curso Intensivo de Alfabetização

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • 12377 cursistas
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Infantil e Fundamental I

Sobre o curso

Olá, professor!

A Alfabetização é um tema de extrema importância e dialoga diretamente com fases essenciais de desenvolvimento dos alunos.
 
Por isso, é fundamental revisitar os métodos que existem e verificar quais caminhos potencializam a capacidade de letramento nessa etapa.
 
Diante desse cenário, a Nova Escola preparou um intensivo com 60h de formação divididos em dois cursos para você!
 
O primeiro deles é o “Alfabetização na prática: tudo é uma questão de método?” com a especialista em Língua Portuguesa, Mazé Nóbrega. Nele, você vai ser posto de frente com as principais correntes de ensino em Alfabetização, trazendo o debate através do pensamento crítico e analítico.
 
Já o segundo, vai colocar o aluno no centro do aprendizado, o curso “Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa”, com Mara Mansani, apresenta recursos para você inovar com gêneros textuais e na produção textual trazendo o aluno na construção do conhecimento.
 
Todos os cursos já estão alinhados à BNCC com materiais prontinhos para uso e adaptação à sala de aula do professor.
 

O que você vai aprender

Mazé Nóbrega e Mara Mansani apresentam novos caminhos para a Alfabetização

Entenda os mitos e as novas possibilidades para alfabetizar

  • Alfabetização na prática: tudo é uma questão de método?
    30 horas
  • Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa
    30 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre os autores

Maria José Nóbrega

Maria José Nobrega, formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao Ministério da Educação, à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.

Rosilene Nucci da Silva

Rosilene Nucci, professora de Ensino Fundamental 1 da EMEF M' Boi Mirim II, em São Paulo, e ex-formadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do Ministério da Educação (MEC).

Mara Mansani

Professora da rede estadual de Educação em Sorocaba (SP) e da rede municipal de Salto de Pirapora (SP). Colunista do blog de Alfabetização da Nova Escola. Membro do comitê consultivo da iniciativa “Profissão Docente”, da organização Todos pela Educação. Mara é formada em Magistério em nível Médio e Normal Superior. Ela já lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, a autora teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro Muda o mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto "Escrevendo com Lengalenga". Em 2018 e 2019, foi formadora de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, com destaque na alfabetização. Nesse mesmo período, também coordenou o núcleo de Sorocaba da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Intensivo de Alfabetização

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo