Curso Online

Diálogo com as famílias na pandemia: estratégias para engajá-las

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Valor: Gratuito

Começar agora
  • ícone de uma relógio 2 horas
  • ícone de um calendário 4 meses para concluir
  • ícone de um troféu Curso com certificado
  • ícone de um livro Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores de Educação Básica e Gestores

Sobre o curso

Neste momento de suspensão de aulas presenciais provocada pela pandemia do novo coronavírus, as escolas precisam, mais do que nunca, envolver as famílias na Educação das crianças. Os pequenos continuam se desenvolvendo e aprendendo mesmo durante essa fase de isolamento social e, nesse cenário, a participação de pais, avós, tios ou irmãos mais velhos é fundamental para apoiar o trabalho a distância dos educadores e das crianças durante a realização das propostas para casa.

Neste curso, você vai assistir a conversas com educadoras que têm experiência no trabalho com crianças pequenas e sabem bem como estreitar laços para firmar uma boa parceria com as famílias. Elas vão tratar do que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre os direitos de aprendizagem da turma, além de explicar e reforçar a importância da empatia pelos limites e pelas possibilidades de cada família. As especialistas vão apresentar também exemplos de como as escolas onde trabalham estão atuando nesse cenário.

Venha refletir e se inspirar para garantir a manutenção da aprendizagem e do vínculo entre escola e família!

O que você vai aprender

  • Boas-vindas
    Etapa 1
  • Reflexões sobre o diálogo com as famílias
    Etapa 2
  • A importância de manter a aprendizagem durante a pandemia
    Etapa 3
  • Por que ouvir as famílias
    Etapa 4
  • Clareza e empatia na comunicação com as famílias
    Etapa 5
  • Tecnologia: potências e restrições
    Etapa 6
  • Propostas de atividades
    Etapa 7
  • Estudo de caso: As escolas de Campina Grande (PB) na pandemia
    Etapa 8
  • Os limites da comunicação entre famílias e professores
    Etapa 9
  • Como as secretarias de Educação podem apoiar na elaboração de atividades
    Etapa 10
  • Como adaptar atividades para serem feitas em casa
    Etapa 11
  • Exemplos de atividades adaptadas
    Etapa 12
  • Como contornar a falta de acesso à tecnologia
    Etapa 13
  • Inclusão das crianças com deficiências
    Etapa 14
  • Considerações finais
    Etapa 15
  • Revisão e sistematização
    Etapa 16
  • Atividade de avaliação
    Etapa 17
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 18
  • Conclusão e certificado
    Etapa 19

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Ana Teresa Gavião

Ana Teresa Gavião

Ana Teresa Gavião é diretora da escola da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), em Jundiaí (SP) e membro do Conselho Estadual de Educação (CEE) de São Paulo. 

 

 

Vládia Pires

Vládia Pires

Vládia Pires é supervisora pedagógica da Creche Municipal Isabele Barbosa da Silva, em Campina Grande (PB). Mestre em Educação, há 18 anos dedica-se à Educação Infantil.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Apoiador:

  • Google

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora