Curso

Diálogo com as famílias na pandemia: estratégias para engajá-las

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   2 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Apoiador:

Por Ana Teresa Gavião, Vládia Pires,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Neste momento de suspensão de aulas presenciais provocada pela pandemia do novo coronavírus, as escolas precisam, mais do que nunca, envolver as famílias na Educação das crianças. Os pequenos continuam se desenvolvendo e aprendendo mesmo durante essa fase de isolamento social e, nesse cenário, a participação de pais, avós, tios ou irmãos mais velhos é fundamental para apoiar o trabalho a distância dos educadores e das crianças durante a realização das propostas para casa.

Neste curso, você vai assistir a conversas com educadoras que têm experiência no trabalho com crianças pequenas e sabem bem como estreitar laços para firmar uma boa parceria com as famílias. Elas vão tratar do que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre os direitos de aprendizagem da turma, além de explicar e reforçar a importância da empatia pelos limites e pelas possibilidades de cada família. As especialistas vão apresentar também exemplos de como as escolas onde trabalham estão atuando nesse cenário.

Venha refletir e se inspirar para garantir a manutenção da aprendizagem e do vínculo entre escola e família!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas
  • Etapa 2 Reflexões sobre o diálogo com as famílias
  • Etapa 3 A importância de manter a aprendizagem durante a pandemia
  • Etapa 4 Por que ouvir as famílias
  • Etapa 5 Clareza e empatia na comunicação com as famílias
  • Etapa 6 Tecnologia: potências e restrições
  • Etapa 7 Propostas de atividades
  • Etapa 8 Estudo de caso: As escolas de Campina Grande (PB) na pandemia
  • Etapa 9 Os limites da comunicação entre famílias e professores
  • Etapa 10 Como as secretarias de Educação podem apoiar na elaboração de atividades

Sobre os autores

Ana Teresa Gavião

Ana Teresa Gavião

Ana Teresa Gavião é diretora da escola da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), em Jundiaí (SP) e membro do Conselho Estadual de Educação (CEE) de São Paulo. 

 

 

Vládia Pires

Vládia Pires

Vládia Pires é supervisora pedagógica da Creche Municipal Isabele Barbosa da Silva, em Campina Grande (PB). Mestre em Educação, há 18 anos dedica-se à Educação Infantil.

Sobre os APOIADORES: