Curso Online
Relação Família-Escola na Educação Infantil
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Valor: R$ 124,10
Quero ComprarAté 6x de R$ 20,68
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30 horas
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4 meses para concluir
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Curso com certificado
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Alinhado à BNCC
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A quem se destina
Professores de Educação Básica e Gestores
Sobre o curso
Segundo a BNCC a entrada na escola de Educação Infantil significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças do contexto familiar para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Esta característica faz com que a escola de Educação Infantil e as famílias tenham uma relação bastante próxima. Mas, o que a escola pode fazer para que esta relação seja uma parceria, a fim de promover uma educação de qualidade?
Neste curso Karina Rizek, formadora de educadores, e Ceila Pastório, diretora pedagógica da Creche Baroneza de Limeira, vão apresentar diversas estratégias para que esta parceria seja colocada em prática. Apresentarão importantes recursos que apoiarão você a planejar com profunda intencionalidade momentos de participação das famílias tais como adaptação, entrada e saída, eventos, relatórios, bilhetes e reuniões de pais, sempre partindo da reflexão sobre as premissas para uma relação família-escola e sobre o compromisso de todos para uma educação de qualidade. Tudo isso com exemplos reais e muitas dicas e orientações para implementar na prática.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:
- Compreender e se apropriar das premissas em torno da parceria entre a escola e a família;
- Planejar e colocar em prática ações de parceria para o dia a dia;
- Compreender a importância dos registros dedicados à família (relatórios, bilhetes, avisos, agenda) e se apropriar de diretrizes para sua elaboração;
- Aprimorar os instrumentos de comunicação e troca entre a escola e as famílias;
- Entender o papel da gestão escolar nas ações que visam à integração da família em parceria;
- Exercitar a postura atenta e aberta para as famílias no dia a dia;
- Interpretar as ações das famílias para poder apoiá-la e ajustar sua participação no processo de aprendizagem das crianças;
- Planejar boas reuniões e momentos de integração das famílias;