Curso

Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   2 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Apoiador:

Por Fransueli Bahr, Leandro Campelo,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, a abordagem de determinados temas pelo professor pode trazer complicadores: como saber a repercussão com as famílias? Quais as opiniões dos estudantes, visto que estão à distância e, muitas vezes, com possibilidades restritas de diálogo? E sobre a covid-19: quais devem ser as formas de lidar com a doença e seus efeitos na sociedade?

Questões sobre democracia, ciência e sexualidade fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por isso, essas inseguranças não podem gerar paralisação do professor: é função do educador abordá-los e promover estudos e discussões, seja nas áreas das ciências humanas ou exatas. Seguindo o que está escrito na BNCC e pautando o trabalho pelo viés científico, é possível encontrar maneiras de promover debates e equilibrar as diversas visões sobre os assuntos mais difíceis de lidar. 

Neste curso, veja as contribuições de dois entrevistados que dão exemplos de temas que podem ser polêmicos, mas estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e muitas vezes têm respaldo até na legislação nacional. 

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 A diferença entre Ciência, ideologia e crença
  • Etapa 3 Coronavírus e a construção da ciência
  • Etapa 4 Temas polêmicos na ciência e o envolvimento das famílias
  • Etapa 5 Sexualidade: exemplos de planos de aula
  • Etapa 6 As polêmicas nas ciências humanas
  • Etapa 7 Como falar sobre racismo
  • Etapa 8 O Coronavírus e a questão da desigualdade
  • Etapa 9 Uma sugestão de plano de aula
  • Etapa 10 Temas polêmicos como oportunidades de discussão

Sobre os autores

Fransueli Bahr

Fransueli Bahr

Fransueli Bahr é Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Professora no ensino fundamental, Médio e Superior. Formadora de professores, faz parte do Time de autores e formadores de Nova escola.

Leandro Campelo

Leandro Campelo é doutor em educação. Atuou como como professor de escolas municipais, estaduais, particulares e faculdades. Atualmente é especialista do Time de Autores dos planos de aula Nova Escola e docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Cubatão, onde é também coordenador de Pesquisa e Inovação. 

Sobre os APOIADORES: