Curso Online

Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Valor: Gratuito

Começar agora
  • 2 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Sobre o curso

Durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, a abordagem de determinados temas pelo professor pode trazer complicadores: como saber a repercussão com as famílias? Quais as opiniões dos estudantes, visto que estão à distância e, muitas vezes, com possibilidades restritas de diálogo? E sobre a covid-19: quais devem ser as formas de lidar com a doença e seus efeitos na sociedade?

 

Questões sobre democracia, ciência e sexualidade fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por isso, essas inseguranças não podem gerar paralisação do professor: é função do educador abordá-los e promover estudos e discussões, seja nas áreas das ciências humanas ou exatas. Seguindo o que está escrito na BNCC e pautando o trabalho pelo viés científico, é possível encontrar maneiras de promover debates e equilibrar as diversas visões sobre os assuntos mais difíceis de lidar.

 

Neste curso, veja as contribuições de dois entrevistados que dão exemplos de temas que podem ser polêmicos, mas estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e muitas vezes têm respaldo até na legislação nacional.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
    Etapa 1
  • A diferença entre Ciência, ideologia e crença
    Etapa 2
  • Coronavírus e a construção da ciência
    Etapa 3
  • Temas polêmicos na ciência e o envolvimento das famílias
    Etapa 4
  • Sexualidade: exemplos de planos de aula
    Etapa 5
  • As polêmicas nas ciências humanas
    Etapa 6
  • Como falar sobre racismo
    Etapa 7
  • O Coronavírus e a questão da desigualdade
    Etapa 8
  • Uma sugestão de plano de aula
    Etapa 9
  • Temas polêmicos como oportunidades de discussão
    Etapa 10
  • Como lidar com divergências com gestores e outros professores
    Etapa 11
  • Temas polêmicos de humanidades e o envolvimento das famílias
    Etapa 12
  • Revisão e sistematização
    Etapa 13
  • Atividade de avaliação
    Etapa 14
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 15
  • Conclusão e certificado
    Etapa 16

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

FRANSUELI BAHR

FRANSUELI BAHR

Licenciou-se em Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduou-se Mestra em Educação Científica e Tecnológica na área de didática das ciências pela mesma universidade. Possui experiência com robótica educacional, desenvolvimento de material didático e capacitação de professores. Foi autora do Time de Autores de Ciências, hoje atua em sala de aula no Fundamental, Médio e Superior e é docente no programa de especialização docente (PED Brasil) destinado aos professores da secretaria municipal de São Paulo.

Leandro Campelo

Leandro Campelo é doutor em educação. Atuou como como professor de escolas municipais, estaduais, particulares e faculdades. Atualmente é especialista do Time de Autores dos planos de aula Nova Escola e docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Cubatão, onde é também coordenador de Pesquisa e Inovação. 

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Apoio:

  • Google

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora