Curso Avulso

Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 2 horas
  • 4 meses para concluir
  • 2729 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Sobre o curso

Durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, a abordagem de determinados temas pelo professor pode trazer complicadores: como saber a repercussão com as famílias? Quais as opiniões dos estudantes, visto que estão à distância e, muitas vezes, com possibilidades restritas de diálogo? E sobre a covid-19: quais devem ser as formas de lidar com a doença e seus efeitos na sociedade?

 

Questões sobre democracia, ciência e sexualidade fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por isso, essas inseguranças não podem gerar paralisação do professor: é função do educador abordá-los e promover estudos e discussões, seja nas áreas das ciências humanas ou exatas. Seguindo o que está escrito na BNCC e pautando o trabalho pelo viés científico, é possível encontrar maneiras de promover debates e equilibrar as diversas visões sobre os assuntos mais difíceis de lidar.

 

Neste curso, veja as contribuições de dois entrevistados que dão exemplos de temas que podem ser polêmicos, mas estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e muitas vezes têm respaldo até na legislação nacional.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • A diferença entre Ciência, ideologia e crença
  • Coronavírus e a construção da ciência
  • Temas polêmicos na ciência e o envolvimento das famílias
  • Sexualidade: exemplos de planos de aula
  • As polêmicas nas ciências humanas
  • Como falar sobre racismo
  • O Coronavírus e a questão da desigualdade
  • Uma sugestão de plano de aula
  • Temas polêmicos como oportunidades de discussão
  • Como lidar com divergências com gestores e outros professores
  • Temas polêmicos de humanidades e o envolvimento das famílias
  • Revisão e sistematização
  • Atividade de avaliação
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

FRANSUELI BAHR

Licenciou-se em Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduou-se Mestra em Educação Científica e Tecnológica na área de didática das ciências pela mesma universidade. Possui experiência com robótica educacional, desenvolvimento de material didático e capacitação de professores. Foi autora do Time de Autores de Ciências, hoje atua em sala de aula no Fundamental, Médio e Superior e é docente no programa de especialização docente (PED Brasil) destinado aos professores da secretaria municipal de São Paulo.

Leandro Campelo

Leandro Campelo é doutor em educação. Atuou como como professor de escolas municipais, estaduais, particulares e faculdades. Atualmente é especialista do Time de Autores dos planos de aula Nova Escola e docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Cubatão, onde é também coordenador de Pesquisa e Inovação. 

Apoio:

  • Google

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo