Competências

Ética na escola: como discutir dilemas morais com os alunos

Por Sonia Maria Pereira Vidigal

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: 6x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC
Formar alunos que sejam éticos, críticos e responsáveis é o desejo de todo professor. Nem sempre, no entanto, se tem clareza de que a escola também é responsável pela formação ética e de que forma pode-se contribuir para que a personalidade ética seja desenvolvida. Esse curso tem como objetivo pensar em uma das estratégias, a discussão de dilemas morais, que contribui para a formação ética, desenvolvendo a capacidade de refletir sobre valores.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    A professora de Sônia Maria Pereira Vidigal se apresenta e explica que, durante o curso, você aprenderá sobre o que é um dilema moral, porque é importante trabalhá-lo em sala de aula e como fazê-lo.

  • Etapa 2

    Entenda a diferença entre trabalhar a Ética como um tema transversal e em espaços pontuais de reflexão e, ainda, porque é importante utilizar as duas estratégias. Leia também a entrevistas com o especialista em Psicologia Moral Yves de La Taille sobre a abordagem transversal e responda a três perguntas sobre o conteúdo estudado.

  • Etapa 3

    Você será apresentado a um dilema moral bastante famoso e deve tomar sua decisão anotando os critérios utilizados. Também compreenderá porque a construção da moral se dá de maneira mais efetiva quando baseada no diálogo, assim como a importância do pensar sobre o pensar.

  • Etapa 4

    Saiba diferenciar um dilema moral de uma situação conflituosa. Com base na análise do dilema apresentado na etapa anterior, aprenda quatro passos para identificar um dilema moral. No final, você lerá uma situação e deverá compartilhar a sua resposta.

  • Etapa 5

    Nessa etapa, acompanhe uma discussão de dilema moral com alunos do 1º ano do Ensino Médio, da EE Godofredo Furtado, em São Paulo. Descubra como inserir esse tipo de discussão na rotina escolar e quais são os pontos mais importantes a serem levantados no debate. Para passar à próxima etapa, responda a um pequeno questionário que revisa os temas abordados.

  • Etapa 6

    Elabore um dilema moral baseado nos critérios apresentados nas etapas anteriores, além de possíveis perguntas para colaborar com o diálogo em classe. Também responda a algumas questões que recapitulam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

  • Etapa 7

    Conheça uma série de livros, artigos e teses que serão extremamente úteis para que continue se aprofundando no tema.

  • Etapa 8

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) com estágio sanduíche na Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos. Mestra e graduada pela mesma Instituição. Trabalhou durante anos como professora da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Atualmente, Sônia Vidigal é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, em São Paulo, e formadora de professores.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.