Webinar

Professores na pandemia: quais os cuidados para a saúde emocional?

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Professores na pandemia: quais os cuidados para a saúde emocional?

  • 3 horas
  • 4 meses para concluir
  • 3244 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Todos os Professores e Gestores da Educação Básica

Sobre o curso

Durante este período de quarentena causado pela covid-19, a educação virou foco de várias atenções. De uma hora para outra, os professores tiveram de mudar sua forma de trabalho e se viram aprendendo novas metodologias de ensino. A distância se tornou cotidiana e a tecnologia o principal suporte. 

 

A pandemia deixou ainda mais perceptíveis as distâncias enormes entre as realidades brasileiras, e a educação foi um dos setores em que essas diferenças sociais se tornaram mais evidentes.

 

Neste webinar, vamos entender como as mudanças trazidas por esse cenário estão interferindo diretamente na vida e na saúde mental dos professores e compartilhar experiências de superação dos professores Sunaydi de Cássia Santos e Raysner de Paula, que podem auxiliar os educadores nesse momento.

 

O webinar ainda diferencia alguns problemas enfrentados pelos professores durante a pandemia, como ansiedade, depressão e burnout. Aborda, também, questões históricas a respeito do racismo e como ele interfere na educação e na forma de viver durante o isolamento social.  

 

Para isso, o psicanalista Christian Dunker e a psicóloga Roberta Federico debatem sobre a saúde mental e contextualizam os dilemas vividos atualmente pelos professores da rede pública de ensino no Brasil. Dunker e Federico ressaltam a importância da escuta e da criação de redes para melhorar as relações entre alunos, professores, pais e gestores.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Assista o webinar
  • Avaliação final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e atestado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os convidados

Christian Dunker

Christian Dunker é psicanalista e professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, junto ao Departamento de Psicologia Clínica. É autor, entre outros, de “Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros”, vencedor do prêmio Jabuti.

Raysner de Paula

Professor de Teatro do Quatro Elementos Sítio Escola (3º ao 9º ano/EF) e na Escola Estadual João Paulo I, onde leciona a disciplina Projeto de Vida. Graduado em Teatro, pela UFMG. Desenvolve trabalhos como pesquisador, dramaturgo, ator e professor de teatro de crianças e jovens.

Roberta Federico

Roberta Federico é psicóloga (CRP 05/37813). Pós-graduada em Terapia de Família, Mestre em Psicologia pela UFRJ. Psicóloga clínica e escolar, lotada na rede pública municipal de Itaboraí / RJ.

Sunaydi de Cássia Santos

Professora da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando. Com licenciatura plena em Ciências -com Habilitação em Matemática e pós graduação em Matemática , pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana e Licenciada em Física, pela UFRPE .

Parceria:

  • Fundação Tide Setubal

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Professores na pandemia: quais os cuidados para a saúde emocional?

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo