Curso Tutorado

Como trabalhar na prática o consumo consciente e eficiência energética no ensino híbrido

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Como trabalhar na prática o consumo consciente e eficiência energética no ensino híbrido

  • 4 semanas
  • Curso com apoio de um especialista
  • 202 cursistas
  • Certificado de 16 horas
  • Certificado extra de 40h pós entrega de projeto

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental II

Sobre o curso

Voltado para educadores dos anos finais do Ensino Fundamental, o curso Como trabalhar na prática o consumo consciente e eficiência energética no ensino híbrido oferece uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito do uso de energia na sociedade, com indicações didáticas para levar o tema a diferentes formatos de aula. O objetivo é inspirar com experiências, planos de aula e caminhos didáticos para proporcionar atividades dinâmicas, participativas e significativas para seus alunos.

O tema da energia é de extrema importância na atualidade, pois ela tornou-se um item essencial para o desenvolvimento das mais diversas atividades humanas. Discutir o uso consciente da energia passa a ser uma demanda indispensável em todas as instâncias sociais, incluindo a educação. 

 

Além disso, ele também traz uma novidade:

 

Esse é um curso que vai te ajudar a desenvolver um planejamento de um projeto de Eficiência Energética acompanhado de um tutor, especialista Nova Escola!
O cursista, durante o percurso, poderá agendar até 3 encontros individuais com tutor, de acordo com a disponibilidade, para revisão e aprimoramento do Projeto! Tudo para o apoio e suporte ao desenvolvimento do educador.


Você terá o prazo de 4 semanas para a entrega do projeto, com dedicação totalmente flexível, tendo início no dia 08 de março até o fechamento da entrega no 04 de abril!

E o mais interessante de tudo isso, é que os 10 melhores projetos serão publicados pela Nova Escola, na nossa plataforma!

Contudo, muitas perguntas surgem quando pensamos no tema: Como nos transformamos em uma sociedade tão dependente da energia elétrica que uma possível escassez causa pânico em nós? Como chegamos ao alto nível de consumo energético atual? Como transformamos a paisagem de campos em cidades altamente industrializadas? Como podemos proporcionar um desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico tendo como base o consumo consciente?

 

Neste curso, você saberá como abordar esses temas usando modelos híbridos de ensino, incluindo sala de aula invertida, rotação por estações e laboratório rotacional, entre outros.  

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 

Espera-se que, ao final deste curso, o educador seja capaz de:

 

  • terminar a trilha tutorada com seu projeto pronto para aplicar em sala de aula;
  • identificar possíveis inspirações para adaptações das propostas ao ensino remoto e ao parcialmente presencial;
  • aplicar e elaborar propostas de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas, em especial os modelos híbridos de ensino;
  • reconhecer as consequências socioambientais do consumismo, incluindo o consumo energético;

O que você vai aprender

  • Boas-vindas
  • Estrutura e Tutoria
  • Certificados
  • Exemplo de projeto

Como você aprende

  • Na prática: Exemplos de planos de aula sobre consumo consciente e eficiência energética para usar em diferentes componentes curriculares e com metodologias de ensino híbrido.
  • Materiais extras: Exemplos de planejamento de aula de Ciências e História, com os temas consumo consciente e eficiência energética, usando metodologias ativas e modelos híbridos de ensino, além de sugestões de vídeos, livros, jogos e artigos sobre os temas.
  • Acervo Nova Escola: Reportagens de Nova Escola sobre consumo consciente de energia, eficiência energética, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com ideias de como trabalhar os temas para além da área de Ciências.

Sobre os autores

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo