curso online

Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 25,43
  • Carga Horária:   40 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Evandro Tortora, Roseane Daminelli Gomes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC. 

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês. Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento. 

   

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

  • Reconhecer a importância da organização dos espaços das salas das crianças na Educação Infantil.  
  • Planejar o espaço da sala das crianças de forma intencional. 
  • Organizar o espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. 
  • Fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. 

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Os ateliês como espaços de aprendizagem alinhados à BNCC
  • Etapa 3 Reflexão da prática: a organização dos ateliês
  • Etapa 4 Perguntas e respostas
  • Etapa 5 Aula exclusiva: preparação, interação e avaliação em cada ateliê
  • Etapa 6 Atividades para bebês e crianças bem pequenas
  • Etapa 7 Perguntas e respostas
  • Etapa 8 Na prática
  • Etapa 9 Sistematização
  • Etapa 10 Avaliação final

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Roseane Daminelli Gomes

Roseane Daminelli Gomes

Psicóloga, com especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC-Campinas. Experiência em atendimento psicoterapêutico e em cursos de formação de professores. Professora aposentada de Educação Infantil.