curso online espaço educação infantil organização ateliês

Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 25,43
  • Carga Horária:   40 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Evandro Tortora, Roseane Daminelli Gomes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC. 

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês. Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento. 

   

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

  • Reconhecer a importância da organização dos espaços das salas das crianças na Educação Infantil.  
  • Planejar o espaço da sala das crianças de forma intencional. 
  • Organizar o espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. 
  • Fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. 

Por Evandro Tortora, Roseane Daminelli Gomes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC. 

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês. Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento. 

   

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

  • Reconhecer a importância da organização dos espaços das salas das crianças na Educação Infantil.  
  • Planejar o espaço da sala das crianças de forma intencional. 
  • Organizar o espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. 
  • Fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. 
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 A importância da organização do espaço na Educação Infantil.
  • Etapa 2 BNCC (campos de experiências, papel da criança, desenvolvimento de aprendizagens etc.).
  • Etapa 3 O papel do professor na hora de aplicar essa modalidade.
  • Etapa 4 A importância dos ateliês na rotina na Educação Infantil.
  • Etapa 5 Saídas criativas (dicas para o professor implementar essa modalidade).
  • Etapa 6 -Compartilhar práticas, estudos de caso, vídeos de uma escola e aplicação dessa modalidade com as crianças, depoimentos dos professores.
  • Etapa 7 Bate-papo com os autores
  • Etapa 8 Aula Extra
  • Etapa 9 Avaliação
  • Etapa 10 Para saber mais

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Pedagogo, Mestre em Educação para Ciência, Professor de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas há 6 anos e autor de planos de atividade da Nova Escola.

Roseane Daminelli Gomes

Roseane Daminelli Gomes

Psicóloga, com especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC-Campinas. Experiência em atendimento psicoterapêutico e em cursos de formação de professores. Professora aposentada de Educação Infantil.