TRILHAS

Trilhas do Amanhã - Ensino Médio: combate à evasão e acolhimento

Saiba mais sobre o que você vai aprender nesta trilha:

100% Grátis

  • até 6 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • 27 cursistas
  • curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

Diante do cenário de pandemia do COVID-19 que inclui aumento do índice de evasão escolar, impacto socioemocional nas pessoas que compõem a escola, falta de acesso à educação remota e defasagem de aprendizados, a trilha tem como objetivo promover a formação remota de educadoras e educadores do Ensino Médio para que possam refletir sobre esses desafios e repensar suas práticas pedagógicas a fim de superá-los.

No primeiro curso da trilha, Como acolher, ensinar e avaliar em diferentes contextos, as professoras e professores irão aprender sobre a importância do acolhimento tanto nesse cenário da pandemia da covid-19 quanto como uma política escolar constante. Também serão compartilhadas ferramentas para fazer esse acolhimento, como canais de escuta, fortalecimento dos pares e ações preventivas para resguardar a segurança de todos.

No segundo, Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar, vamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos docentes relacionados ao aprendizado dos alunos e ao combate à evasão escolar, focando as particularidades do Ensino Médio.

E no terceiro curso, Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas, vamos aprofundar a reflexão sobre o papel da avaliação escolar, tanto no contexto da pandemia da covid-19 quanto como parte do trabalho pedagógico da escola em qualquer momento. Serão discutidas questões como a formação docente em avaliação, o impacto da pouca formação nas práticas docentes, os principais equívocos cometidos na hora de avaliar e como desenvolver avaliações eficazes levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O que você vai aprender

  • Como acolher, ensinar e avaliar em diferentes contextos
    6 horas
  • Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar
    6 horas
  • Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas
    6 horas

Como você aprende

Sobre os autores

Danila Di Pietro

Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior. Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNESP/UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos sobre Raça e Gênero vinculado ao Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública.

Geisiane Andrade

Especialista em Arte-Educação, atriz, produtora cultural e diretora do Grupo de Teatro Assum Preto. Professora de Arte e de Projeto de Vida na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste (CE).

Janaina Barros

Coordenadora pedagógica da Rede Estadual da Bahia no CES Seabra, região da Chapada Diamantina (BA).

Também atuou como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação pelo Instituto Chapada. É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, na mesma universidade, especializou-se em didática e currículo. Sua primeira experiência profissional foi como professora de uma classe multisseriada em uma comunidade quilombola. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Seabra desde 1999. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão com um projeto sobre avaliação. Representou o Brasil em 2014 na ONU no REDUCA e foi finalista do Prêmio Espírito Público em 2018.

Rosilene Cardoso Souza

Professora de História na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá (AP).

Rute Pereira Ferreira Souza

Professora de História do CE Darcy Ribeiro, em Açailândia (MA). É graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão, especialista em História e Geografia do Brasil pela Universidade de Amparo (SP) e em Gestão Escolar pelo Instituto Universitário Atlântico, em Maceió (AL). Formadora da Comunidade Educativa CEDAC, ajudou a escrever o currículo de História dos Anos Finais do Maranhão.

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Valéria Aparecida de Souza Siqueira

Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), mestre em Educação e Pedagoga licenciada pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE) da FE-USP. Atualmente é professora em um curso de graduação em Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de educação relacionadas aos temas Avaliação Educacional, Política Educacional, Currículo e Formação Docente. Atua em projetos de formação continuada para professores e gestores escolares.

Parceria

  • Tinker

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Trilhas do Amanhã - Ensino Médio: combate à evasão e acolhimento

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo