Curso Avulso
Como acolher, ensinar e avaliar em diferentes contextos
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agorao curso Como acolher, ensinar e avaliar em diferentes contextos
- 6 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores do Ensino Médio
Sobre o curso
Pesquisas já demonstram que sentimentos como medo, ansiedade e estresse decorrentes da pandemia da covid-19 têm atingido grande parte dos profissionais da educação e dos estudantes. Além do prejuízo em relação à saúde, esses problemas geram ainda mais desconexão dos alunos com a aprendizagem e muitos desses alunos largam a escola. Diante desse cenário, os profissionais da educação precisam estar ainda mais atentos às necessidades individuais e às questões socioemocionais dos jovens. É preciso desenvolver formas de legitimar sentimentos, medos e dificuldades, a fim de que esses jovens voltem a se conectar com a escola.
O primeiro curso da trilha é o Acolhimento no Ensino Médio: o que fazer para os alunos se reconectarem com a escola, professoras e professores irão aprender sobre a importância do acolhimento tanto nesse cenário da pandemia da covid-19 quanto como uma política escolar constante. Também serão compartilhadas ferramentas para fazer esse acolhimento, como canais de escuta, fortalecimento dos pares e ações preventivas para resguardar a segurança de todos. Como inspiração para docentes de todas as regiões do Brasil, será apresentado um caso ocorrido em uma escola pública da zona rural de Pentecoste (CE), onde são realizados projetos voltados ao acolhimento socioemocional, tanto nas aulas do Projeto de Vida quanto em outras iniciativas da instituição de ensino.
Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
- Entender o que é acolhimento e sua importância a partir de cenário pandêmico e como prática permanente para todas as pessoas que convivem na escola;
- Refletir sobre as particularidades e as potencialidades do Ensino Médio e sobre os adolescentes neste contexto;
- Compreender o impacto da pandemia da covid-19 na saúde mental de estudantes e adultos que fazem parte da escola;
- Conhecer e implementar diferentes ferramentas de acolhimento para o espaço escolar e práticas exitosas (escola pública do Ceará).