Curso Avulso

Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Começar agora

o curso Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas

  • 6 horas
  • 4 meses para concluir
  • 638 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

Acesse nosso curso online e gratuito sobre avaliação escolar no Ensino Médio e aprenda como identificar de forma eficaz o que os alunos sabem.

 

Os diversos obstáculos sociais enfrentados pelos alunos durante a pandemia da covid-19, como falta de acesso à tecnologia, a necessidade de entrar precocemente no mercado de trabalho, impactos socioemocionais, além de falta de estrutura domiciliar, ampliaram a desigualdade de aprendizagem entre os estudantes. Sendo assim, as turmas se encontram extremamente heterogêneas em relação aos saberes desenvolvidos durante este período de ensino remoto. Nesse sentido, a avaliação assume especial importância como ferramenta diagnóstica para acompanhar o processo de aprendizagem de cada estudante e, assim, ser possível reverter o quadro, com replanejamento das práticas pedagógicas, políticas públicas condizentes com a situação e esforço da comunidade escolar para elaborar ações que garantam as aprendizagens essenciais. 

 

Neste terceiro curso da Trilha Ensino Médio, Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas, vamos aprofundar a reflexão sobre o papel da avaliação escolar, tanto no contexto da pandemia da covid-19 quanto como parte do trabalho pedagógico da escola em qualquer momento. Serão discutidas questões como a formação docente em avaliação, o impacto da pouca formação nas práticas docentes, os principais equívocos cometidos na hora de avaliar e como desenvolver avaliações eficazes levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, serão compartilhados exemplos de como envolver o aluno em seu próprio processo de avaliação, auxiliando-o a desenvolver autonomia e a compreender em que ponto ele está em relação às aprendizagens necessárias e como fazer para alcançá-las, caso necessário.

 

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • refletir sobre as dificuldades relacionadas à elaboração de bons instrumentos avaliativos, especialmente no contexto da pandemia da covid-19;
  • compreender o papel da avaliação como instrumento diagnóstico;
  • entender como usar os resultados das avaliações para as tomadas de decisão na escola;
  • identificar e analisar diferentes formatos avaliativos, suas especificidades e o que levar em conta ao lançar mão deles;
  • aprender como fazer rubricas de avaliação e as vantagens de usá-las;
  • elaborar instrumentos avaliativos eficientes que levem em conta os objetivos de aprendizagem.



O que você vai aprender

  • O que vamos aprender hoje!
  • O que é avaliação
  • Qual é a importância da avaliação
  • Pergunta disparadora sobre a efetividade da avaliação
  • O educador e sua formação em avaliação
  • Quais os desafios da avaliação neste momento de pandemia da covid-19
  • Reflexão sobre a prática
  • Como elaborar uma avaliação
  • Aprendendo com quem faz
  • Como criar critérios e planejamentos avaliativos alinhados à BNCC
  • Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: item
  • Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: campanha
  • Por que e como incluir o aluno no processo avaliativo
  • O que são avaliações por rubricas e como utilizá-las
  • O que é preciso para uma avaliação a serviço da aprendizagem
  • Sistematização e encerramento
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de avaliações: item, campanha, interdisciplinar, rubrica e flipbook ou stop motion.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas.
  • Acervo nova escola Reportagens de Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. É também autor do curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2 oferecido em Nova Escola.

Valéria Aparecida de Souza Siqueira

Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), mestre em Educação e Pedagoga licenciada pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE) da FE-USP. Atualmente é professora em um curso de graduação em Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de educação relacionadas aos temas Avaliação Educacional, Política Educacional, Currículo e Formação Docente. Atua em projetos de formação continuada para professores e gestores escolares.

Parceria:

  • Tinker

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo