Curso Avulso

Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 6 horas
  • 4 meses para concluir
  • 1023 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

Acesse nosso curso online e gratuito sobre avaliação escolar no Ensino Médio e aprenda como identificar de forma eficaz o que os alunos sabem.

 

Os diversos obstáculos sociais enfrentados pelos alunos durante a pandemia da covid-19, como falta de acesso à tecnologia, a necessidade de entrar precocemente no mercado de trabalho, impactos socioemocionais, além de falta de estrutura domiciliar, ampliaram a desigualdade de aprendizagem entre os estudantes. Sendo assim, as turmas se encontram extremamente heterogêneas em relação aos saberes desenvolvidos durante este período de ensino remoto. Nesse sentido, a avaliação assume especial importância como ferramenta diagnóstica para acompanhar o processo de aprendizagem de cada estudante e, assim, ser possível reverter o quadro, com replanejamento das práticas pedagógicas, políticas públicas condizentes com a situação e esforço da comunidade escolar para elaborar ações que garantam as aprendizagens essenciais. 

 

Neste terceiro curso da Trilha Ensino Médio, Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas, vamos aprofundar a reflexão sobre o papel da avaliação escolar, tanto no contexto da pandemia da covid-19 quanto como parte do trabalho pedagógico da escola em qualquer momento. Serão discutidas questões como a formação docente em avaliação, o impacto da pouca formação nas práticas docentes, os principais equívocos cometidos na hora de avaliar e como desenvolver avaliações eficazes levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, serão compartilhados exemplos de como envolver o aluno em seu próprio processo de avaliação, auxiliando-o a desenvolver autonomia e a compreender em que ponto ele está em relação às aprendizagens necessárias e como fazer para alcançá-las, caso necessário.

 

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • refletir sobre as dificuldades relacionadas à elaboração de bons instrumentos avaliativos, especialmente no contexto da pandemia da covid-19;
  • compreender o papel da avaliação como instrumento diagnóstico;
  • entender como usar os resultados das avaliações para as tomadas de decisão na escola;
  • identificar e analisar diferentes formatos avaliativos, suas especificidades e o que levar em conta ao lançar mão deles;
  • aprender como fazer rubricas de avaliação e as vantagens de usá-las;
  • elaborar instrumentos avaliativos eficientes que levem em conta os objetivos de aprendizagem.



O que você vai aprender

  • O que vamos aprender hoje!
  • O que é avaliação
  • Qual é a importância da avaliação
  • Pergunta disparadora sobre a efetividade da avaliação
  • O educador e sua formação em avaliação
  • Quais os desafios da avaliação neste momento de pandemia da covid-19
  • Reflexão sobre a prática
  • Como elaborar uma avaliação
  • Aprendendo com quem faz
  • Como criar critérios e planejamentos avaliativos alinhados à BNCC
  • Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: item
  • Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: campanha
  • Por que e como incluir o aluno no processo avaliativo
  • O que são avaliações por rubricas e como utilizá-las
  • O que é preciso para uma avaliação a serviço da aprendizagem
  • Sistematização e encerramento
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de avaliações: item, campanha, interdisciplinar, rubrica e flipbook ou stop motion.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas.
  • Acervo nova escola Reportagens de Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Valéria Aparecida de Souza Siqueira

Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), mestre em Educação e Pedagoga licenciada pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE) da FE-USP. Atualmente é professora em um curso de graduação em Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de educação relacionadas aos temas Avaliação Educacional, Política Educacional, Currículo e Formação Docente. Atua em projetos de formação continuada para professores e gestores escolares.

Parceria:

  • Tinker

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo