Curso Avulso
Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.
100% Grátis
- 6 horas
- 4 meses para concluir
- 1000 cursistas
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
A quem se destina
Professores do Ensino Médio
Sobre o curso
Acesse nosso curso online e gratuito sobre avaliação escolar no Ensino Médio e aprenda como identificar de forma eficaz o que os alunos sabem.
Os diversos obstáculos sociais enfrentados pelos alunos durante a pandemia da covid-19, como falta de acesso à tecnologia, a necessidade de entrar precocemente no mercado de trabalho, impactos socioemocionais, além de falta de estrutura domiciliar, ampliaram a desigualdade de aprendizagem entre os estudantes. Sendo assim, as turmas se encontram extremamente heterogêneas em relação aos saberes desenvolvidos durante este período de ensino remoto. Nesse sentido, a avaliação assume especial importância como ferramenta diagnóstica para acompanhar o processo de aprendizagem de cada estudante e, assim, ser possível reverter o quadro, com replanejamento das práticas pedagógicas, políticas públicas condizentes com a situação e esforço da comunidade escolar para elaborar ações que garantam as aprendizagens essenciais.
Neste terceiro curso da Trilha Ensino Médio, Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas, vamos aprofundar a reflexão sobre o papel da avaliação escolar, tanto no contexto da pandemia da covid-19 quanto como parte do trabalho pedagógico da escola em qualquer momento. Serão discutidas questões como a formação docente em avaliação, o impacto da pouca formação nas práticas docentes, os principais equívocos cometidos na hora de avaliar e como desenvolver avaliações eficazes levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, serão compartilhados exemplos de como envolver o aluno em seu próprio processo de avaliação, auxiliando-o a desenvolver autonomia e a compreender em que ponto ele está em relação às aprendizagens necessárias e como fazer para alcançá-las, caso necessário.
Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
- refletir sobre as dificuldades relacionadas à elaboração de bons instrumentos avaliativos, especialmente no contexto da pandemia da covid-19;
- compreender o papel da avaliação como instrumento diagnóstico;
- entender como usar os resultados das avaliações para as tomadas de decisão na escola;
- identificar e analisar diferentes formatos avaliativos, suas especificidades e o que levar em conta ao lançar mão deles;
- aprender como fazer rubricas de avaliação e as vantagens de usá-las;
- elaborar instrumentos avaliativos eficientes que levem em conta os objetivos de aprendizagem.
O que você vai aprender
- O que vamos aprender hoje!
- O que é avaliação
- Qual é a importância da avaliação
- Pergunta disparadora sobre a efetividade da avaliação
- O educador e sua formação em avaliação
- Quais os desafios da avaliação neste momento de pandemia da covid-19
- Reflexão sobre a prática
- Como elaborar uma avaliação
- Aprendendo com quem faz
- Como criar critérios e planejamentos avaliativos alinhados à BNCC
- Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: item
- Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: campanha
- Por que e como incluir o aluno no processo avaliativo
- O que são avaliações por rubricas e como utilizá-las
- O que é preciso para uma avaliação a serviço da aprendizagem
- Sistematização e encerramento
- Ferramentas e materiais para download
- Para continuar estudando
- Avaliação final
- Pesquisa de satisfação
- Conclusão e certificado
Como você aprende
- Na prática Exemplos de avaliações: item, campanha, interdisciplinar, rubrica e flipbook ou stop motion.
- Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas.
- Acervo nova escola Reportagens de Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.