Curso Avulso
Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.
              
            100% Grátis
- 6 horas
 - 4 meses para concluir
 - 1147 cursistas
 - Curso com certificado
 - Alinhado à BNCC
 
Já iniciou esse curso?
A quem se destina
Professores do Ensino Médio
Sobre o curso
Acesse nosso curso online e gratuito sobre avaliação escolar no Ensino Médio e aprenda como identificar de forma eficaz o que os alunos sabem.
Os diversos obstáculos sociais enfrentados pelos alunos durante a pandemia da covid-19, como falta de acesso à tecnologia, a necessidade de entrar precocemente no mercado de trabalho, impactos socioemocionais, além de falta de estrutura domiciliar, ampliaram a desigualdade de aprendizagem entre os estudantes. Sendo assim, as turmas se encontram extremamente heterogêneas em relação aos saberes desenvolvidos durante este período de ensino remoto. Nesse sentido, a avaliação assume especial importância como ferramenta diagnóstica para acompanhar o processo de aprendizagem de cada estudante e, assim, ser possível reverter o quadro, com replanejamento das práticas pedagógicas, políticas públicas condizentes com a situação e esforço da comunidade escolar para elaborar ações que garantam as aprendizagens essenciais.
Neste terceiro curso da Trilha Ensino Médio, Avaliação escolar no Ensino Médio: função e ferramentas, vamos aprofundar a reflexão sobre o papel da avaliação escolar, tanto no contexto da pandemia da covid-19 quanto como parte do trabalho pedagógico da escola em qualquer momento. Serão discutidas questões como a formação docente em avaliação, o impacto da pouca formação nas práticas docentes, os principais equívocos cometidos na hora de avaliar e como desenvolver avaliações eficazes levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, serão compartilhados exemplos de como envolver o aluno em seu próprio processo de avaliação, auxiliando-o a desenvolver autonomia e a compreender em que ponto ele está em relação às aprendizagens necessárias e como fazer para alcançá-las, caso necessário.
Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
- refletir sobre as dificuldades relacionadas à elaboração de bons instrumentos avaliativos, especialmente no contexto da pandemia da covid-19;
 - compreender o papel da avaliação como instrumento diagnóstico;
 - entender como usar os resultados das avaliações para as tomadas de decisão na escola;
 - identificar e analisar diferentes formatos avaliativos, suas especificidades e o que levar em conta ao lançar mão deles;
 - aprender como fazer rubricas de avaliação e as vantagens de usá-las;
 - elaborar instrumentos avaliativos eficientes que levem em conta os objetivos de aprendizagem.
 
O que você vai aprender
- O que vamos aprender hoje!
 - O que é avaliação
 - Qual é a importância da avaliação
 - Pergunta disparadora sobre a efetividade da avaliação
 - O educador e sua formação em avaliação
 - Quais os desafios da avaliação neste momento de pandemia da covid-19
 - Reflexão sobre a prática
 - Como elaborar uma avaliação
 - Aprendendo com quem faz
 - Como criar critérios e planejamentos avaliativos alinhados à BNCC
 - Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: item
 - Conhecendo diferentes instrumentos avaliativos: campanha
 - Por que e como incluir o aluno no processo avaliativo
 - O que são avaliações por rubricas e como utilizá-las
 - O que é preciso para uma avaliação a serviço da aprendizagem
 - Sistematização e encerramento
 - Ferramentas e materiais para download
 - Para continuar estudando
 - Avaliação final
 - Pesquisa de satisfação
 - Conclusão e certificado
 
Como você aprende
- Na prática Exemplos de avaliações: item, campanha, interdisciplinar, rubrica e flipbook ou stop motion.
 - Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas.
 - Acervo nova escola Reportagens de Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.