Inclusão

Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Parceria:

Por Fernanda Arantes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Desde que o acesso à escola regular se tornou um direito universal e imutável para todas as crianças e adolescentes, o tema da Educação inclusiva vem ganhando crescente protagonismo. Mas os desafios para a constituição do lugar de aluno para todas as crianças são inúmeros: da viabilização e articulação dos recursos (técnicos, estratégicos e econômicos), passando pelo envolvimento da comunidade escolar (família, crianças, docentes e profissionais) até a transformação da sala de aula em um lugar possível para abarcar todas as diferenças. Este curso tem como objetivo oferecer subsídios para que o professor coloque em ação estratégias que ampliem o olhar para a diferença, focando na recepção de alunos com deficiência (e de suas famílias), nos processos de socialização e diferenciação (atividades diferenciadas e organização espacial da sala de aula) e nos processos avaliativos.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O conceito de diferença
  • Etapa 3 Ações para uma prática inclusiva
  • Etapa 4 Estudo de caso
  • Etapa 5 Construindo um plano de ação
  • Etapa 6 Avaliação final
  • Etapa 7 Para continuar estudando
  • Etapa 8 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 9 Conclusão e certificado

Sobre o autor

Fernanda Arantes

Fernanda Arantes

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga, Psicanalista especialista em Psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi professora de Educação Infantil durante 9 anos, e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante 3 anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva desde 2013. Atualmente, Fernanda Arantes é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.