Inclusão

Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

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  • Prática final validada por Nova Escola

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  • Acesse online a qualquer momento

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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Por Fernanda Arantes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Desde que o acesso à escola regular se tornou um direito universal e imutável para todas as crianças e adolescentes, o tema da Educação inclusiva vem ganhando crescente protagonismo. Mas os desafios para a constituição do lugar de aluno para todas as crianças são inúmeros: da viabilização e articulação dos recursos (técnicos, estratégicos e econômicos), passando pelo envolvimento da comunidade escolar (família, crianças, docentes e profissionais) até a transformação da sala de aula em um lugar possível para abarcar todas as diferenças. Este curso tem como objetivo oferecer subsídios para que o professor coloque em ação estratégias que ampliem o olhar para a diferença, focando na recepção de alunos com deficiência (e de suas famílias), nos processos de socialização e diferenciação (atividades diferenciadas e organização espacial da sala de aula) e nos processos avaliativos.

Por Fernanda Arantes,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Desde que o acesso à escola regular se tornou um direito universal e imutável para todas as crianças e adolescentes, o tema da Educação inclusiva vem ganhando crescente protagonismo. Mas os desafios para a constituição do lugar de aluno para todas as crianças são inúmeros: da viabilização e articulação dos recursos (técnicos, estratégicos e econômicos), passando pelo envolvimento da comunidade escolar (família, crianças, docentes e profissionais) até a transformação da sala de aula em um lugar possível para abarcar todas as diferenças. Este curso tem como objetivo oferecer subsídios para que o professor coloque em ação estratégias que ampliem o olhar para a diferença, focando na recepção de alunos com deficiência (e de suas famílias), nos processos de socialização e diferenciação (atividades diferenciadas e organização espacial da sala de aula) e nos processos avaliativos.
  • Certificado de Conclusão

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  • Prática final validada por Nova Escola

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O que você vai aprender

  • Etapa 1 A professora Fernanda Arantes se apresenta e comenta os desafios de uma Educação de qualidade para todos e aponta quais os temas que serão discutidos durante o curso.
  • Etapa 2 Entenda o que é diferença e como transpor esse conceito para a sala de aula. Conheça também estratégias para engajar a comunidade escolar a agir de acordo com esse conceito. No final, responda a uma questão dissertativa sobre como desenvolver o conceito em sala de aula e compare com a resposta dada pela professora.
  • Etapa 3 Veja quais os seis passos necessários para a criação de boas práticas que lidem com a diferença em sala de aula e saiba quais são os parceiros que podem te ajudar nesse processo.
  • Etapa 4 Conheça duas situações reais em que os professores utilizaram estratégias importantes de intervenção e proposição de atividades. Depois, responda a algumas questões que te ajudarão a refletir sobre essas práticas.
  • Etapa 5 Reflita sobre se é ou não essencial conhecer o diagnóstico de um estudante para preparar uma atividade inclusiva. Com base em informações de um caso real, desenvolva uma sequência de atividades seguindo os passos descritos na terceira etapa do curso.
  • Etapa 6 Faça um breve relato das reflexões que você fez e de como pretende aplicar o que estudamos na sua prática. Outra opção é enviar, em vídeo ou em imagens, um registro de alguma prática sua relacionada à inclusão. No final, responda a um pequeno teste de múltipla escolha que revisa o conteúdo estudado durante o curso. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 7 Conheça 50 práticas inspiradoras de inclusão e dois livros que te ajudarão a aprofundar os seus estudos.
  • Etapa 8 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e sugira-o aos seus colegas.

Sobre o autor

Fernanda Arantes

Fernanda Arantes

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga, Psicanalista especialista em Psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi professora de Educação Infantil durante 9 anos, e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante 3 anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva desde 2013. Atualmente, Fernanda Arantes é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.