Curso Avulso
Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agorao curso Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar
- 6 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores do Ensino Médio
Sobre o curso
O Brasil é o país com o maior tempo de fechamento das escolas por conta da pandemia da covid-19 e o índice de evasão aumentou drasticamente neste período, passando de 1,1 milhão para mais de 5 milhões de crianças e adolescentes fora das escolas. O problema é ainda mais grave em áreas vulneráveis.
Neste segundo curso da Trilha Ensino Médio, Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar, vamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos docentes relacionados ao aprendizado dos alunos e ao combate à evasão escolar, focando as particularidades do Ensino Médio.
O objetivo é mostrar como fazer o planejamento tendo em vista a realidade dos alunos neste momento, compartilhar formas de realizar busca ativa aos evadidos e de resgatar a identidade escolar, para que os alunos se sintam pertencentes àquela comunidade e criem laços com a instituição de ensino.
Para isso, vamos trazer a prática de três educadoras que atuam em regiões de alta vulnerabilidade na Bahia, no Maranhão e no Amapá. Elas contam como vêm revertendo problemas relacionados à pandemia com ações sistematizadas e humanizadas.
Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
- refletir sobre as causas da evasão escolar e o papel da escola (antes e durante a pandemia da covid-19);
- identificar formas de humanizar o planejamento, personalizando o atendimento aos estudantes;
- entender o que é identidade escolar e a importância de resgatá-la, fazendo os alunos se reconectarem com a escola;
- identificar meios de combate à evasão escolar;
- conhecer e implementar iniciativas que podem ser feitas para que os alunos se conheçam, conheçam a escola e se sintam parte dela.