Curso Avulso

Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Começar agora

o curso Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar

  • 6 horas
  • 4 meses para concluir
  • 699 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

O Brasil é o país com o maior tempo de fechamento das escolas por conta da pandemia da covid-19 e o índice de evasão aumentou drasticamente neste período, passando de 1,1 milhão para mais de 5 milhões de crianças e adolescentes fora das escolas. O problema é ainda mais grave em áreas vulneráveis. 

 

Neste segundo curso da Trilha Ensino Médio, Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar, vamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos docentes relacionados ao aprendizado dos alunos e ao combate à evasão escolar, focando as particularidades do Ensino Médio.

 

O objetivo é mostrar como fazer o planejamento tendo em vista a realidade dos alunos neste momento, compartilhar formas de realizar busca ativa aos evadidos e de resgatar a identidade escolar, para que os alunos se sintam pertencentes àquela comunidade e criem laços com a instituição de ensino.

 

Para isso, vamos trazer a prática de três educadoras que atuam em regiões de alta vulnerabilidade na Bahia, no Maranhão e no Amapá. Elas contam como vêm revertendo problemas relacionados à pandemia com ações sistematizadas e humanizadas.

 

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • refletir sobre as causas da evasão escolar e o papel da escola (antes e durante a pandemia da covid-19);
  • identificar formas de humanizar o planejamento, personalizando o atendimento aos estudantes;
  • entender o que é identidade escolar e a importância de resgatá-la, fazendo os alunos se reconectarem com a escola;
  • identificar meios de combate à evasão escolar;
  • conhecer e implementar iniciativas que podem ser feitas para que os alunos se conheçam, conheçam a escola e se sintam parte dela.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Panorama da educação no Brasil antes e durante a pandemia da covid-19
  • O papel da escola
  • Aprendendo com quem faz: Profa. Rute Pereira
  • Aprendendo com quem faz: Profa. Rosilene Souza
  • O que é identidade escolar e qual é a importância dela
  • Propostas de resgate da identidade escolar
  • Como combater a evasão: Caçadores de Pérolas
  • Importância do trabalho contínuo
  • Sistematização e considerações finais
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de ações de replanejamento, resgate da identidade escolar e combate à evasão.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Janaina Barros

Coordenadora pedagógica da Rede Estadual da Bahia no CES Seabra, região da Chapada Diamantina (BA).

Também atuou como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação pelo Instituto Chapada. É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, na mesma universidade, especializou-se em didática e currículo. Sua primeira experiência profissional foi como professora de uma classe multisseriada em uma comunidade quilombola. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Seabra desde 1999. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão com um projeto sobre avaliação. Representou o Brasil em 2014 na ONU no REDUCA e foi finalista do Prêmio Espírito Público em 2018.

Rosilene Cardoso Souza

Professora de História na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá (AP).

Rute Pereira Ferreira Souza

Professora de História do CE Darcy Ribeiro, em Açailândia (MA). É graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão, especialista em História e Geografia do Brasil pela Universidade de Amparo (SP) e em Gestão Escolar pelo Instituto Universitário Atlântico, em Maceió (AL). Formadora da Comunidade Educativa CEDAC, ajudou a escrever o currículo de História dos Anos Finais do Maranhão.

Parceria:

  • Tinker

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Combate à evasão no Ensino Médio: replanejamento e resgate da identidade escolar

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo