Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:
Mais informações
A quem se destina
Educação Infantil
Sobre o curso
A defesa e a compreensão de que a Educação é um direito fundamental na primeira infância ainda é muito recente e um grande desafio em nosso país. Neste contexto, a inclusão de crianças com diferentes tipos de deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil exige novas configurações e modos de pensar o acolhimento, os tempos, as materialidades e as práticas pedagógicas, em uma perspectiva acessível e inclusiva, tendo o brincar como eixo estruturante.
Deste contexto, muitas vezes os professores se sentem fragilizados e inseguros, com poucos referencias teóricos e didáticos. E uma das perguntas mais constantes é "O que posso fazer se não tive formação para trabalhar com estas crianças?" Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças, ONG que trabalha com projetos de educação e cultura inclusivas e a professora Jackeline de Fátima Castro, da escola CEU Formosa, vão compartilhar nesse curso suas experimentações, descobertas e práticas, que possibilitam que a escola seja um espaço cheio de vida, encantamento, surpresas, aprendizagens. Nas aulas, elas também vão abordar o direito a uma existência diversa e singular de cada uma das crianças e dos adultos, que gera, por sua vez, um ambiente acolhedor, criativo, solidário para uma educação de qualidade para todos.
O curso Educação Infantil Inclusiva: Estratégias e Boas Práticas para o Professor pretende contribuir com o diálogo entre a BNCC, em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e seus campos de experiências, com o compartilhamento de experimentações, práticas e fazeres em uma escola de educação infantil pública e inclusiva. Um dos princípios da inclusão é o trabalho colaborativo, onde os diferentes atores da comunidade escolar precisam se envolver e se comprometer com uma escola que seja de fato, para todos.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:
- Compreender os princípios e a importância da educação inclusiva, desde a Educação Infantil, para todas as crianças;
- Propor práticas pedagógicas inclusivas, levando em conta as potencialidades de todas as crianças;
- Ampliar o repertório de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, tendo o direito ao brincar na centralidade do processo;
- Compreender a importância de um olhar e uma escuta sensível e atenta junto às crianças com diferentes tipos de deficiência e TEA e para a criação de práticas pedagógicas multissensoriais, que acolham a todos, envolvendo os diferentes campos de experiências da BNCC;
- Planejar propostas pedagógicas acessíveis e inclusivas, utilizando diferentes linguagens;
- Desenvolver estratégias que ampliem as possibilidades de parcerias e ações conjuntas entre os diferentes profissionais, crianças e seus familiares.