Inclusão; Educação Inclusiva; boas práticas; Educação Infantil

Educação Infantil Inclusiva: estratégias e boas práticas para o professor

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 16,55
  • Carga Horária:   30 horas
  • Certificado de Conclusão

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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Por Carla Mauch, Jackeline de Fátima Castro,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A defesa e a compreensão de que a Educação é um direito fundamental na primeira infância ainda é muito recente e um grande desafio em nosso país. Neste contexto, a inclusão de crianças com diferentes tipos de deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil exige novas configurações e modos de pensar o acolhimento, os tempos, as materialidades e as práticas pedagógicas, em uma perspectiva acessível e inclusiva, tendo o brincar como eixo estruturante. 

 

Deste contexto, muitas vezes os professores se sentem fragilizados e inseguros, com poucos referencias teóricos e didáticos. E uma das perguntas mais constantes é "O que posso fazer se não tive formação para trabalhar com estas crianças?" Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças, ONG que trabalha com projetos de educação e cultura inclusivas e a professora Jackeline de Fátima Castro, da escola CEU Formosa, vão compartilhar nesse curso suas experimentações, descobertas e práticas, que possibilitam que a escola seja um espaço cheio de vida, encantamento, surpresas, aprendizagens. Nas aulas, elas também vão abordar o direito a uma existência diversa e singular de cada uma das crianças e dos adultos, que gera, por sua vez, um ambiente acolhedor, criativo, solidário para uma educação de qualidade para todos.

 

O curso Educação Infantil Inclusiva: Estratégias e Boas Práticas para o Professor pretende contribuir com o diálogo entre a BNCC, em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e seus campos de experiências, com  o compartilhamento de experimentações, práticas e fazeres em uma escola de educação infantil pública e inclusiva. Um dos princípios da inclusão é o trabalho colaborativo, onde os diferentes atores da comunidade escolar precisam se envolver e se comprometer com uma escola que seja de fato, para todos. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

- Compreender os princípios e a importância da educação inclusiva, desde a Educação Infantil, para todas as crianças; 

- Propor práticas pedagógicas inclusivas, levando em conta as potencialidades de todas as crianças;

- Ampliar o repertório de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, tendo o direito ao brincar na centralidade do processo;

- Compreender a importância de um olhar e uma escuta sensível e atenta junto às crianças com diferentes tipos de deficiência e TEA e para a criação de práticas pedagógicas multissensoriais, que acolham a todos, envolvendo os diferentes campos de experiências da BNCC;

- Planejar propostas pedagógicas acessíveis e inclusivas, utilizando diferentes linguagens;

- Desenvolver estratégias que ampliem as possibilidades de parcerias e ações conjuntas entre os diferentes profissionais, crianças e seus familiares.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

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  • Prática final validada por Nova Escola

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  • Acesse online a qualquer momento

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Inclusão como eixo transversal da educação
  • Etapa 3 Atividades diversificadas versus atividades adaptadas
  • Etapa 4 O desafio da Educação Infantil inclusiva
  • Etapa 5 Práticas pedagógicas inclusivas em ação
  • Etapa 6 Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Etapa 7 Como fazer da educação infantil uma época memorável?
  • Etapa 8 Práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva 1
  • Etapa 9 Práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva 2
  • Etapa 10 Aula extra

Sobre os autores

Carla Mauch

Carla Mauch

Pedagoga, trabalha com projetos de Educação inclusiva há mais de 20 anos, assessorando a implementação de políticas públicas, desenvolvendo ações de formação, pesquisa, produção de materiais pedagógicos acessíveis e sistematização. É coordenadora do Projeto Brincar, iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fundação Volkswagen e Mais Diferenças, que desenvolve ações de formação, acompanhamento às escolas e sistematização de práticas pedagógicas inclusivas em Unidades Educacionais da RME- SP. Atualmente, desenvolve projeto de assessoria e formação de professores em educação inclusiva em Moçambique. Participa de diferentes conselhos e redes em defesa do direito à educação e cultura para todos. 

Jackeline de Fátima Castro

Jackeline de Fátima Castro

Formada em licenciatura plena em pedagogia pela Unesp (2007), campus de Presidente Prudente. Atuou como docente nas prefeituras de Regente Feijó e Osasco. Coordenou o programa Mais Educação de 2009 a 2010 na EMEF Lumbrales e desde 2010 é professora de Ensino fundamental I e Educação infantil da prefeitura de São Paulo. Também orientou projeto de sala de leitura de 2012 a 2013 e atuou como assistente de direção de 2014 a 2015. Atualmente, atua na EMEI do Lar Sírio e na EMEI do CEU Formosa.