Tecnologia

Como criar e usar vídeos na Educação

Por Carina Fragozo, Ivys Urquiza, Paulo Valim e Rafael Procopio

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 4 horas
  • Valor: 4x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC
Neste curso elaborado pelos professores Carina Fragozo, Paulo Valim, Ivys Urquiza e Rafael Procópio, responsáveis pelos maiores canais de Educação do YouTube no Brasil, você vai aprender como gravar vídeos, fazer roteiros, criar seu canal e engajar os alunos usando videoaulas.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    Saiba quais são as vantagens de registrar suas aulas em vídeo e como construir uma identidade para a sua produção, definindo o que você produzirá, para quem e como, com o professor Ivys Urquiza, do canal “Física Total”.

  • Etapa 2

    Aprenda quais são os principais formatos de videoaulas e os equipamentos e técnicas necessários para gravação com exemplos do professor Rafael Procópio, do canal “Matemática Rio”.

  • Etapa 3

    Conheça algumas técnicas de construção de roteiro para videoaulas e estratégias para engajar a audiência com a professora Carina Fragozo, do canal “English in Brazil”. Ainda veja algumas referências de roteiro e dicas de como ser natural em frente à câmera.

  • Etapa 4

    Entenda algumas estratégias didáticas para usar vídeos em sala e como monetizar videoaulas usando o Youtube EDU, com o professor Paulo Valim, do canal “Química em Ação”.

  • Etapa 5

    Crie uma videoaula com no mínimo 2 minutos e no máximo 10 min, de acordo com as técnicas e formatos estudados. No final, responda a algumas perguntas que revisam todo o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

  • Etapa 6

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Rafael Procópio

Rafael Procopio é o idealizador da maior comunidade online de ensino de Matemática do mundo, o Matemática Rio, com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e centenas de milhões de visualizações e compartilhamentos. Também é embaixador do YouTube EDU, com o objetivo de inspirar professores a produzirem e utilizarem videoaulas.

Ivys Urquiza

Professor há 25 anos, Ivys Urquiza sempre acreditou que o lúdico e o científico podem (e devem) andar juntos e em harmonia. É da primeira geração de GCT (Google Certified Teacher) da América Latina, atualmente GCI (Google Certified Innovator). Acredita no poder das conexões e no compartilhamento de boas práticas. Comanda o projeto Física Total a maior sala de aula exclusiva de Física da internet brasileira. Desde 2014 é embaixador do YouTube EDU no Brasil.

Carina Fragozo

Carina Fragozo é licenciada em Letras, doutora em Linguística e autora do English in Brazil, um dos maiores canais de ensino de inglês no YouTube brasileiro, com mais de 520 mil inscritos. No canal são publicadas videoaulas sobre gramática, vocabulário, pronúncia, entrevistas com especialistas e tudo o que diz respeito ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Em 2015, foi nomeada embaixadora do YouTube EDU para representar a academia, a área de humanas e as mulheres na plataforma.

Paulo Valim

Paulo Valim é professor e fundador do Química em Ação. Em apenas três anos de plataforma online, o Química em Ação se tornou o maior canal da disciplina no país. Embaixador do Youtube Edu no Brasil, Valim vem contribuindo com a democratização da educação de qualidade, não só entre brasileiros como também em outros países de língua portuguesa.

Sobre os APOIADORES:

Plataforma do Google que seleciona e agrega vídeos de educação feitos por professores brasileiros.