Curso Avulso

[Amapá 4º e 5º Ano] Material educacional de Ensino Fundamental alinhado ao Referencial Curricular Amapaense: Como usá-lo para melhorar a aprendizagem

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

A quem se destina

Professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Amapá

Sobre o curso

Nesse curso você aprenderá a utilizar o Material Educacional da Nova Escola para melhorar a aprendizagem de seus alunos. O curso está organizado em três unidades: na primeira você estudará o Material a fim de conhecer sua premissas pedagógicas e identificar como elas aparecem nas aulas propostas. Na segunda unidade você aprenderá a utilizar o Material Educacional no planejamento de suas aulas com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos. Para finalizar, a terceira unidade abordará as implicações do Material na prática docente, como gestão do tempo e da sala de aula. Para começar o curso clique em "Começar estudos".

Objetivo geral de aprendizagem: Interpretar o material educacional reconhecendo suas intencionalidades pedagógicas. 

O que você vai aprender

  • (UN1) Introdução
  • (UN1) Módulo 1 - O aluno protagonista de sua aprendizagem
  • (UN1) Módulo 2 - O que é preciso para desenvolver habilidades?
  • (UN1) Sistematização

Como você aprende

  • Atividades práticas Colocar a mão na massa utilizando o Caderno do Professor como apoio ao seu planejamento e o Caderno do Aluno como recurso a atividades significativas. Para isso você fará diversas atividades práticas de análises do material a estudos de casos com situações escolares.
  • Vídeo-aulas Vídeos das formadoras, que também participaram da autoria do Material Educacional Nova Escola.
  • Acervo Nova Escola Exemplos de uso do material educacional e leituras complementares.

Sobre os autores

Cíntia Diógenes

Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar. Atuou como professora nos níveis de Educação Infantil ao Ensino Médio em escolas da rede pública e privada de Fortaleza. Também atuou como coordenadora pedagógica. É formadora Nova Escola e participou do Time de Autores, como autora do Time de Matemática e de Educação Empreendedora e mentora do Time de Ciências e de Educação Financeira. Foi a especialista responsável pela adaptação dos planos de aula Nova Escola de Ciências para o contexto remoto e autora e revisora pedagógica do Material Educacional Nova Escola.

Eliane de Siqueira

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior e formadora de professores em Guarulhos (SP) e na Nova Escola. Eliane é graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Guarulhos. É mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de Ensino à Distância (EaD) de diversas instituições de ensino, com livros e capítulos publicados na área da educação com foco em práticas pedagógicas, metodologias ativas e educação ambiental. Foi mentora dos times de autores dos Planos de Aula de Nova Escola para os componentes de Ciências e Geografia, Educação empreendedora e Educação financeira.

Sherol dos Santos

Mãe do Teodoro e Atinúké, Historiadora com experiência em escravidão no RS, territórios quilombolas, educação em Museus e Ensino de História. Mestre em História pela UNISINOS e Mestre em Ensino de História pela UFRGS/UFRJ, atuou como coordenadora do Setor Educativo e do Setor de Acervo e Pesquisa do Museu de História da Medicina em Porto Alegre/RS. Foi também especialista de História no projeto Planos de Aula da Nova Escola e atualmente é docente da Escola Estadual Planalto Canoense e da Escola Estadual Guarani, além de doutoranda em História na UFRGS.

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo