Curso Avulso

[Piauí 1º e 2º Ano] Material Didático Complementar de Ensino Fundamental alinhado ao Currículo do Piauí: Como usá-lo para melhorar a aprendizagem

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

A quem se destina

Professores de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental do Estado do Piauí

Sobre o curso

Nesse curso você aprenderá a utilizar o Material Didático Complementar da Nova Escola para melhorar a aprendizagem de seus alunos. O curso está organizado em três unidades: na primeira você estudará o Material a fim de conhecer sua premissas pedagógicas e identificar como elas aparecem nas aulas propostas. Na segunda unidade você aprenderá a utilizar o Material Didático Complementar no planejamento de suas aulas com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos. Para finalizar, a terceira unidade abordará as implicações do Material na prática docente, como gestão do tempo e da sala de aula. Para começar o curso clique em "Começar estudos".

Objetivo geral de aprendizagem: Interpretar o material educacional reconhecendo suas intencionalidades pedagógicas. 

O que você vai aprender

  • (UN1) Introdução
  • (UN1) Módulo 1 - Aluno protagonista da sua aprendizagem
  • (UN1) Módulo 2 - O que é preciso para desenvolver habilidades
  • (UN1) Sistematização

Como você aprende

  • Atividades práticas Colocar a mão na massa utilizando o Caderno do Professor como apoio ao seu planejamento e o Caderno do Aluno como recurso a atividades significativas. Para isso você fará diversas atividades práticas de análises do material a estudos de casos com situações escolares.
  • Vídeoaulas Vídeos das formadoras, que também participaram da autoria do Material Educacional Nova Escola.
  • Acervo Nova Escola Exemplos de uso do material educacional e leituras complementares.

Sobre os autores

Cíntia Diógenes

Cíntia Diógenes

Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar. Atuou como professora nos níveis de Educação Infantil ao Ensino Médio em escolas da rede pública e privada de Fortaleza. Também atuou como coordenadora pedagógica. É formadora Nova Escola e participou do Time de Autores, como autora do Time de Matemática e de Educação Empreendedora e mentora do Time de Ciências e de Educação Financeira. Foi a especialista responsável pela adaptação dos planos de aula Nova Escola de Ciências para o contexto remoto e autora e revisora pedagógica do Material Educacional Nova Escola.

Elisa Greenhalgh Vilalta

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Ilcilene Silva

Ilcilene Silva

Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especializou-se no Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Mestra em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Sinop). Cursa Doutorado em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi autora do Time de Autores de Língua Portuguesa da Nova Escola e atua, há mais de 20 anos, na rede pública de ensino básico do Estado do Pará.

Ingrid Ramalho

Ingrid Ramalho

Nasceu em Brasília, Distrito Federal. Graduou-se em Letras/Português e Letras/Espanhol pela Universidade de Brasília e tornou-se mestre em Linguística na área de Linguagem e Sociedade pela mesma instituição. Atuou na rede pública do Distrito Federal e na rede municipal de Cidade Ocidental - Goiás. Foi professora-autora dos Planos de Aula - Nova Escola, do Material Educacional Nova Escola Nacional e do Ceará, além de contribuir com a produção de cursos autoinstrucionais. Hoje, atua na formação de formadores, no apoio técnico em pesquisa voltada aos estudos discursivos críticos e orienta estudante de iniciação científica (PIBIC/UnB/FAP-DF). É professora voluntária em projeto social voltado aos alunos de escolas públicas interessados em prestar o ENEM. Atualmente, reside em Valparaíso de Goiás, Goiás.

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo