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Educação Infantil Inclusiva: estratégias e boas práticas para o professor

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o curso Educação Infantil Inclusiva: estratégias e boas práticas para o professor

  • 30 horas
  • 4 meses para concluir
  • 2179 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

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A quem se destina

Educação Infantil

Sobre o curso

A defesa e a compreensão de que a Educação é um direito fundamental na primeira infância ainda é muito recente e um grande desafio em nosso país.

 

Neste contexto, a inclusão de crianças com diferentes tipos de deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil exige novas configurações e modos de pensar o acolhimento, os tempos, as materialidades e as práticas pedagógicas, em uma perspectiva acessível e inclusiva, tendo o brincar como eixo estruturante.   

 

Deste contexto, muitas vezes os professores se sentem fragilizados e inseguros, com poucos referencias teóricos e didáticos. E uma das perguntas mais constantes é "O que posso fazer se não tive formação para trabalhar com estas crianças?" Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças, ONG que trabalha com projetos de educação e cultura inclusivas e a professora Jackeline de Fátima Castro, da escola CEU Formosa, vão compartilhar nesse curso suas experimentações, descobertas e práticas, que possibilitam que a escola seja um espaço cheio de vida, encantamento, surpresas, aprendizagens.

 

Nas aulas, elas também vão abordar o direito a uma existência diversa e singular de cada uma das crianças e dos adultos, que gera, por sua vez, um ambiente acolhedor, criativo, solidário para uma educação de qualidade para todos.  

 

O curso Educação Infantil Inclusiva: Estratégias e Boas Práticas para o Professor pretende contribuir com o diálogo entre a BNCC, em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e seus campos de experiências, com  o compartilhamento de experimentações, práticas e fazeres em uma escola de educação infantil pública e inclusiva.

 

Um dos princípios da inclusão é o trabalho colaborativo, onde os diferentes atores da comunidade escolar precisam se envolver e se comprometer com uma escola que seja de fato, para todos.   

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

 

- Compreender os princípios e a importância da educação inclusiva, desde a Educação Infantil, para todas as crianças;

  - Propor práticas pedagógicas inclusivas, levando em conta as potencialidades de todas as crianças;

- Ampliar o repertório de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, tendo o direito ao brincar na centralidade do processo;

- Compreender a importância de um olhar e uma escuta sensível e atenta junto às crianças com diferentes tipos de deficiência e TEA e para a criação de práticas pedagógicas multissensoriais, que acolham a todos, envolvendo os diferentes campos de experiências da BNCC;

- Planejar propostas pedagógicas acessíveis e inclusivas, utilizando diferentes linguagens;

- Desenvolver estratégias que ampliem as possibilidades de parcerias e ações conjuntas entre os diferentes profissionais, crianças e seus familiares.  

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Inclusão como eixo transversal da Educação
  • Atividades diversificadas versus atividades adaptadas
  • O desafio da Educação Infantil inclusiva
  • Práticas pedagógicas inclusivas em ação
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Como fazer da educação infantil uma época memorável?
  • Práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva 1
  • Práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva 2
  • Aula extra
  • Bate-papo
  • Atividade final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Carla Mauch

Pedagoga, trabalha com projetos de Educação inclusiva há mais de 20 anos, assessorando a implementação de políticas públicas, desenvolvendo ações de formação, pesquisa, produção de materiais pedagógicos acessíveis e sistematização. É coordenadora do Projeto Brincar, iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fundação Volkswagen e Mais Diferenças, que desenvolve ações de formação, acompanhamento às escolas e sistematização de práticas pedagógicas inclusivas em Unidades Educacionais da RME- SP. Atualmente, desenvolve projeto de assessoria e formação de professores em educação inclusiva em Moçambique. Participa de diferentes conselhos e redes em defesa do direito à educação e cultura para todos. 

Jackeline de Fátima Castro

Formada em licenciatura plena em pedagogia pela Unesp (2007), campus de Presidente Prudente. Atuou como docente nas prefeituras de Regente Feijó e Osasco. Coordenou o programa Mais Educação de 2009 a 2010 na EMEF Lumbrales e desde 2010 é professora de Ensino fundamental I e Educação infantil da prefeitura de São Paulo. Também orientou projeto de sala de leitura de 2012 a 2013 e atuou como assistente de direção de 2014 a 2015. Atualmente, atua na EMEI do Lar Sírio e na EMEI do CEU Formosa.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

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