Curso Avulso

Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

100% Grátis

Começar agora

o curso Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 31688 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Rotina, Espaços e Relação com as Famílias", de 80h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Educação Infantil

Sobre o curso

Na Educação Infantil pode ser muito desafiador para o professor orquestrar a rotina de intensa demanda das crianças por cuidados com a higiene e a alimentação com as propostas pedagógicas que garantam os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Mas será que existe mesmo esta separação?

 

Neste curso vamos refletir sobre as necessidades das crianças pequenas e bem pequenas e sobre como os cuidados com sua alimentação e higiene são, por si mesmos, grandes possibilidades de ações de garantia dos direitos de aprendizagem.

 

Você vai entender a relação da concepção de criança e seu protagonismo no processo de aprendizagem e desenvolvimento com a organização do tempo e reestruturação da rotina, com foco especial nos momentos permanentes de alimentação e higiene.

 

Tudo isso por meio de relatos de experiências e análises de práticas reais com uma professora de escola pública de Venda Nova do Imigrante-ES e uma experiente formadora de educadores.   

 

Objetivos de aprendizagem:

 

  • Entender a ideia de criança protagonista e a relação deste conceito com os momentos de cuidado com a higiene e a alimentação na Educação Infantil.
  • Identificar as relações entre os momentos de cuidados com a higiene e a alimentação com os objetivos de aprendizagem, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na BNCC.
  • Conhecer estratégias que potencializam a participação ativa das crianças nos momentos de cuidado com a alimentação e a higiene.
  • Entender as escolas de educação infantil como espaços de cuidado e educação e compreender que cuidar e educar são ações indissociáveis.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Educar e Cuidar
  • Cuidar-se ou ser cuidado?
  • O que as crianças podem aprender no momento de alimentação
  • Alimentação e higiene na BNCC
  • Concepção de criança e garantia de direitos de aprendizagem
  • Organização do tempo e mediação do professor
  • Intencionalidade educativa e estratégias que favorecem a prática
  • Avaliação final
  • Perguntas e respostas
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Karina Rizek

Há 24 anos na área da educação, Karina já foi auxiliar, professora e coordenadora pedagógica. Com vasta experiência em formação de educadores de rede pública e privada, ao longo destes anos atuou em programas de formação em diversas prefeituras, tais como São Caetano do Sul/SP, Diadema/SP, Niterói/ RJ, e diferentes instituições, tais como Instituto Avisa Lá, Escola de Educadores Bacuri, CEDAC (Centro de Estudos e Documentação para a Ação Comunitária) e Instituto Natura. De 2004 a 2007 foi Coordenadora Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação, coordenando a elaboração do material e execução do Programa PROINFANTIL, da revista criança, dos documentos de Política Nacional de Educação Infantil, Padrões de Infra estrutura para Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil, entre outras ações. Foi selecionadora dos projetos de Educação Infantil para o prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita – editora Abril nos anos de 2008 e 2009. Atuou em 2018 e início de 2019 como especialista de educação infantil no time de autores da Nova Escola. Atualmente coordena projetos de formação e atua como formadora na Escola de Educadores. Dentre as ações atuais, em parceria com a Educa, vem realizando uma série de 6 seminários pelo estado de SP com foco na BNCC da Educação Infantil em parceria com a Undime-SP. Coordena e realiza a formação da equipe da Creche Baroneza de Limeira, conveniada com a prefeitura de SP.

Nilcileni Brambilla

Professora, diretora e coordenadora técnico-pedagógica na Secretaria de Educação, do Espírito Santo. Formadora, produtora e revisora de material audiovisual e didático-pedagógico para profissionais da Educação Infantil. Nilcilene é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante (ES), na formação de formadores de professores e de gestores escolares e no registro da proposta curricular municipal para a Educação Infantil com foco na gestão educacional. Em 2020, foi produtora das trilhas de aprendizagem para crianças pequenas da Carinos Brasil. É formadora de professores, gestores e equipe técnica de secretarias pela Avante. Criou e adaptou planos de atividades para o contexto remoto, foi revisora técnica e produziu cursos autoinstrucionais sobre o Material Educacional da Educação Infantil da Nova Escola para os estados de São Paulo e Ceará. É mentora e formadora do Time de Formadores de Nova Escola.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo