Curso Avulso

Educação Financeira: como aprender a se planejar

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 5435 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Educação Financeira", de 30h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

O curso Educação Financeira: como aprender a se planejar é o terceiro e último da Trilha Educação Financeira e visa, além de recapitular os objetivos da trilha formativa e os aprendizados dos cursos 1 e 2 (sobre dinheiro e consumo), destacar a importância do planejamento financeiro e o impacto disso na sociedade, no meio ambiente e no orçamento doméstico. Durante o curso, será explicado como deve ser o trabalho com o planejamento financeiro de modo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os alunos do Ensino Fundamental, além de aprofundar questões como o uso de planilhas para a organização financeira e opções de investimento.

 

A ideia é amarrar os conteúdos dos três cursos do projeto e desenvolver um olhar crítico para a forma como gastamos nosso dinheiro e o impacto disso em nossas famílias, nos outros e no meio ambiente, além de destacar a importância do consumo consciente. Também serão compartilhados Planos de Aula interdisciplinares sobre planejamento, tanto para os Anos Iniciais quanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • Refletir sobre as dificuldades relacionadas à falta de planejamento e o impacto disso em momentos de boa e de má saúde financeira;
  • Compreender o papel do planejamento, relacionando-o ao consumo e ao dinheiro;
  • Verificar o papel da pesquisa de preço no desenvolvimento do planejamento;
  • Entender como questões de economia internacional impactam a compra de produtos no mercado;
  • Compreender o funcionamento de investimentos e o seu papel no futuro de indivíduos, empresas e demais instituições;
  • Elaborar propostas de planejamento individual e familiar para gerenciar o funcionamento financeiro de uma residência, privilegiando a saúde financeira.
  • Aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática.

O que você vai aprender

  • Boas vindas!
  • Vamos refletir!
  • O que vamos aprender hoje!
  • O que vimos nos cursos 1 e 2
  • Como deve ser o trabalho com o tema planejamento de acordo com a BNCC
  • Planejamento financeiro: por que esse tema é importante
  • Planejamento individual e o impacto no orçamento familiar
  • Possibilidades de carreira e o sucesso profissional
  • Escolhas financeiras e impactos sociais e ambientais
  • Ideias para trabalhar o planejamento no Ensino Fundamental
  • Planejamento financeiro familiar
  • Planejamento financeiro para a escola
  • Cuidados ao trabalhar o planejamento financeiro
  • Plano de aula: Anos Iniciais
  • Plano de aula: Anos Finais
  • Produtos financeiros e investimentos
  • Sistematização e encerramento
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Atividade final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre planejamento.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas sobre o tema.
  • Acervo Nova Escola Reportagens, vídeos e cursos da Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Aline Soares

Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora pedagógica e formadora de professores de Educação Básica para uso de Metodologias Ativas. Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por cerca de 20 anos. É coautora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação'' e uma das integrantes do Time de Formadores da Associação NOVA ESCOLA. Atuou como autora e mentora dos planos de aula de Ciências, História, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Inteligência Artificial da NOVA ESCOLA. Atua como autora de cursos e materiais educacionais.

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Parceria:

  • Instituto XP

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Financeira: como aprender a se planejar

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo