Curso Avulso

Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 5071 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Educação Financeira", de 30h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

O curso Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade é o segundo da Trilha Educação Financeira e visa, além de recapitular os objetivos da trilha formativa e os aprendizados do curso 1 (Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar), explicar como o consumo pode ser trabalhado em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os alunos do Ensino Fundamental. Para isso, veremos aqui a relação entre consumo, sociedade e natureza. 

 

Durante o curso, os autores vão falar sobre consumo consciente, que gera economia para o bolso e redução de desperdício de serviços básicos, como água e energia, além de apresentar conceitos, como bens de consumo duráveis e não duráveis, analisar o impacto gerado com a compra de cada um deles, discutir sobre o custo de produções artísticas e culturais, e questionar quando consumimos arte e se toda arte é paga. A ideia é desenvolver um olhar crítico para a forma como gastamos nosso dinheiro, avaliar o impacto disso em nossas famílias, nos outros e no meio ambiente, e entender a importância do consumo consciente. 

 

Também serão compartilhados Planos de Aula interdisciplinares sobre o assunto tanto para os Anos Iniciais quanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • Identificar questões relacionadas ao consumo dentro do tema transversal de Educação Financeira presente na BNCC;
  • Reconhecer que o consumo individual impacta diretamente a coletividade;
  • Identificar a importância de trabalhar conceitos relacionados ao consumo consciente, consumismo e bens de serviços;
  • Planejar ações de trabalho que busquem a conscientização dos estudantes sobre o consumo consciente;
  • Elaborar estratégias para trabalhar conceitos relacionados ao consumo com alunos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Reconhecer a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de traços e comportamentos dos alunos que podem fazer a diferença no futuro deles e de suas famílias;
  • Aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que vamos aprender hoje!
  • Vamos refletir!
  • O que vimos no curso 1
  • Como deve ser o trabalho com o tema consumo de acordo com a BNCC
  • Consumismo e consumo consciente: por que esse tema é importante
  • Diferenças entre precisar e querer
  • Como o consumo impacta as famílias, o outro e a natureza
  • Ideias para trabalhar o consumo no Ensino Fundamental
  • O valor do dinheiro na aquisição de bens
  • Bens duráveis e não duráveis
  • O consumo de arte
  • Plano de aula: Anos Iniciais
  • Plano de aula: Anos Finais
  • Sistematização e encerramento
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Atividade final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre consumo.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas sobre o tema.
  • Acervo Nova Escola Reportagens, vídeos e cursos da Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Aline Soares

Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora pedagógica e formadora de professores de Educação Básica para uso de Metodologias Ativas. Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por cerca de 20 anos. É coautora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação'' e uma das integrantes do Time de Formadores da Associação NOVA ESCOLA. Atuou como autora e mentora dos planos de aula de Ciências, História, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Inteligência Artificial da NOVA ESCOLA. Atua como autora de cursos e materiais educacionais.

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Parceria:

  • Instituto XP

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo