Curso Avulso

Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido

  • 30 horas
  • 4 meses para concluir
  • 3286 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental I

Sobre o curso

Olá cursista!

 

Como atender às demandas de alfabetização em diferentes contextos e desenvolver as habilidades essenciais dessa etapa? O que fazer com os resultados de avaliações diagnósticas que apontam acentuado desnível de aprendizagem entre os alunos? Como pensar no ciclo de alfabetização durante a transição nas primeiras etapas da Educação Básica? Como e quando fazer o acompanhamento dos alunos? Como receber os alunos do Ciclo de Alfabetização após tanto tempo de aulas remotas?

 

O curso Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido tem como objetivo responder a essas e outras questões que permeiam a realidade de professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia e o retorno gradual às escolas.

 

O nosso objetivo é tentar entender como o cenário da pandemia afetou o desenvolvimento emocional dos alunos e educadores; conhecer experiências coletadas na prática; e ver ferramentas e exemplos de propostas pedagógicas que podem auxiliar no diagnóstico e acompanhamento das turmas.

 

Voltado a todos os docentes que atuam em turmas nas quais os alunos estão em processo de aprendizagem do sistema de escrita, o programa leva em conta as premissas relacionadas à alfabetização indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta situações didáticas baseadas em exemplos do cotidiano escolar.

 

O conteúdo é assinado pela educadora Mara Mansani, que atua como alfabetizadora e formadora há mais de 30 anos. Ao longo das etapas, os participantes poderão conhecer o contexto atual da alfabetização na Educação Básica; entender como o cenário de pandemia afetou o desenvolvimento emocional dos alunos e educadores; conhecer experiências coletadas na prática; e ver ferramentas e exemplos de prática que podem auxiliar no diagnóstico e acompanhamento das turmas.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, os educadores participantes sejam capazes de: 

 

  • identificar as habilidades prioritárias do Ciclo de Alfabetização;
  • compreender como utilizar os resultados das avaliações diagnósticas como dados importantes para a construção das propostas com foco no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita;
  • reconhecer estratégias para lidar com turmas acentuadamente heterogêneas;
  • identificar diferentes modalidades organizativas e entender como utilizá-las a favor da aprendizagem;
  • elaborar adaptações das atividades para os formatos de ensino presencial, remoto e híbrido.

 

Nos cursos da Nova Escola, você encontra materiais voltados para a prática de sala de aula, levamos em conta os parâmetros de alfabetização indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentamos situações didáticas baseadas em exemplos do cotidiano escolar.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo e a autora

Como você aprende

  • Na prática O curso apresenta dados do cenário atual e oferece recomendações para o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas ao sistema de escrita alfabética de crianças em diferentes contextos (presencial, remoto e híbrido).
  • Materiais extras Exemplos de planejamento de aulas sobre alfabetização, além de sugestões de vídeos, livros, jogos e artigos sobre os temas.
  • Acervo nova escola Reportagens, vídeos e cursos de Nova Escola sobre alfabetização.

Sobre o autor

Mara Mansani

Professora da rede estadual de Educação em Sorocaba (SP) e da rede municipal de Salto de Pirapora (SP). Colunista do blog de Alfabetização da Nova Escola. Membro do comitê consultivo da iniciativa “Profissão Docente”, da organização Todos pela Educação. Mara é formada em Magistério em nível Médio e Normal Superior. Ela já lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, a autora teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro Muda o mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto "Escrevendo com Lengalenga". Em 2018 e 2019, foi formadora de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, com destaque na alfabetização. Nesse mesmo período, também coordenou o núcleo de Sorocaba da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo