Curso Avulso

[São Paulo] Material educacional de Educação Infantil alinhado ao Currículo Paulista: Como usá-lo para promover boas experiências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Mais informações

A quem se destina

Professor de Educação Infantil, Professor Coordenador de instituições de Educação Infantil, Diretor

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá a utilizar o Material Educacional Nova Escola para planejar atividades alinhadas ao Currículo Paulista para a Educação Infantil. O curso está organizado em três unidades. Na primeira, você estudará o Material para conhecer as premissas pedagógicas que o norteiam e identificar como elas aparecem nas atividades propostas. Na segunda, você irá compreender aspectos do Material para fazer bom uso dele na sua prática de planejamento e atuação com as crianças. Para finalizar, na terceira unidade você irá reconhecer, nas práticas descritas no Material, as principais ações docentes que apoiam a aprendizagem das crianças, compreendendo como utilizá-las no dia a dia. Para começar o curso, clique em “Começar estudos”.

Objetivos de aprendizagem: Fazer bom uso do caderno do professor no planejamento das atividades e vivências significativas para bebês e crianças, considerando as premissas do Material Educacional Nova Escola.

O que você vai aprender

  • Entenda o percurso
    Etapa 1
  • (UN1) Módulo 1: O protagonismo Infantil
    Etapa 2
  • (UN1) Módulo 2: Campos de Experiências
    Etapa 3
  • (UN1) Módulo 3: Coprotagonismo professor e crianças
    Etapa 4
  • (UN1) Sistematização
    Etapa 5
  • (UN2) Introdução
    Etapa 6
  • (UN2) Módulo 4: Princípios para o planejamento
    Etapa 7
  • (UN2) Módulo 5: A relação do material com os campos de experiências
    Etapa 8
  • (UN2) Módulo 6: Planejando avaliações de aprendizagem
    Etapa 9
  • (UN2) Sistematização
    Etapa 10
  • (UN3) Introdução
    Etapa 11
  • (UN3) Módulo 7: Desenvolvimento da atividade
    Etapa 12
  • (UN3) Módulo 8: Os tempos, espaços materiais e agrupamentos
    Etapa 13
  • (UN3) Módulo 9: Adaptação para o contexto remoto
    Etapa 14
  • Introdução
    Etapa 15
  • Colocando em prática
    Etapa 16
  • Sistematização Final
    Etapa 17
  • Autoavaliação e Certificado
    Etapa 18

Como você aprende

  • Mobilização dos conhecimentos Nessa parte do módulo as discussões te levarão a refletir sobre o tema, mobilizando seus conhecimentos prévios e colocando em xeque suas práticas cotidianas.
  • Negociação dos sentidos Nessa parte do módulo as discussões te levarão a construir novos sentidos sobre o tema, sendo apresentados a referências que confrontam ou confirmam as concepções colocadas em xeque na mobilização dos conhecimentos.
  • Mão na massa Nessa parte do módulo as discussões te levarão a utilizar as referências apresentadas e o Material Educacional Nova Escola para construir novos conhecimentos, práticas ou procedimentos, visando a qualificação das práticas com o material educacional.
  • Sistematização Nessa parte do módulo as discussões te levarão a sistematizar suas aprendizagens conectando as referências apresentadas na negociação dos sentidos aos produtos gerados no mão na massa, lapidando e fortalecendo os saberes construídos.
  • Atividades práticas Por meio de tematização de práticas e de planejamentos, análise de imagem ou vídeos, estudo de casos, etc, você vai refletir e colocar a mão na massa utilizando o Caderno do Professor como apoio ao seu planejamento e como recurso para o seu fazer docente.
  • Vídeo-aulas Por meio de vídeos dos formadores, que também participaram da autoria do Material Educacional Nova Escola, você poderá receber devolutivas das atividades, comparar e refletir sobre as questões apresentadas e consolidar conhecimentos.
  • Acervo Nova Escola Por meio de materiais e recursos diversificados como podcasts, vídeos e textos do acervo na Nova Escola, bem como a indicação de leituras complementares, você poderá aprofundar suas reflexões e fazer uso do material educacional amparado por referências contemporâneas sobre a Educação Infantil.

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Nilcileni Brambilla

Nilcileni Brambilla

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, tem experiência como professora, diretora e coordenadora técnico-pedagógica na Secretaria de Educação. Atua como formadora, produz e revisa material audiovisual e didático-pedagógico para profissionais da Educação Infantil. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante (ES), na formação de formadores de professores e de gestores escolares e no registro da proposta curricular municipal para a Educação Infantil com foco na gestão educacional. Em 2020, foi produtora das trilhas de aprendizagem para crianças pequenas da Carinos Brasil. É formadora de professores, gestores e equipe técnica de secretarias pela Avante. Criou e adaptou planos de atividades para o contexto remoto, foi revisora técnica e produziu cursos autoinstrucionais sobre o Material Educacional da Educação Infantil da Nova Escola para os estados de São Paulo e Ceará. É mentora e formadora do Time de Formadores de Nova Escola.

Vládia Freire

Vládia Freire

Mentora do Time de Autores dos planos de atividade da Educação Infantil Nova Escola. Pedagoga, licenciada para o magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) com área de aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional - (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - (UNINTER). Mestre em Educação (UFRN). Servidora pública (Campina Grande - PB) e atua como Supervisora Educacional e formadora de professores.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo