Educação Infantil; Competências

BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 16,65
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Beatriz Ferraz,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Neste curso, Beatriz Ferraz, psicóloga e doutora em educação, reflete sobre como proporcionar experiências significativas que valorizem o pleno potencial das crianças, de forma alinhada ao arranjo curricular proposto pela BNCC. Junto da autora, você irá compreender como a imagem de criança proposta na BNCC EI influencia na organização do cotidiano e de práticas educativas. Por meio da análise de práticas em vídeo você irá ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e como a proposta de arranjo curricular por campos de experiências apoia um planejamento curricular centrado nas crianças e em suas experiências e valorizando suas potencialidades e seu protagonismo. Além disso, vai refletir sobre a construção de planejamentos de atividades que respeitam e valorizam a forma da criança se expressar e aprender nesse momento de sua vida.

Objetivos de aprendizagem:

1. Compreender a concepção de criança proposta pela BNCC e seus desdobramentos no currículo em ação.

2. Analisar práticas educativas promotoras dos direitos das crianças e alinhadas a proposta de arranjo curricular por campos de experiências.

3. Desenvolver o planejamento de uma atividade alinhada à BNCC.

Por Beatriz Ferraz,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Neste curso, Beatriz Ferraz, psicóloga e doutora em educação, reflete sobre como proporcionar experiências significativas que valorizem o pleno potencial das crianças, de forma alinhada ao arranjo curricular proposto pela BNCC. Junto da autora, você irá compreender como a imagem de criança proposta na BNCC EI influencia na organização do cotidiano e de práticas educativas. Por meio da análise de práticas em vídeo você irá ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e como a proposta de arranjo curricular por campos de experiências apoia um planejamento curricular centrado nas crianças e em suas experiências e valorizando suas potencialidades e seu protagonismo. Além disso, vai refletir sobre a construção de planejamentos de atividades que respeitam e valorizam a forma da criança se expressar e aprender nesse momento de sua vida.

Objetivos de aprendizagem:

1. Compreender a concepção de criança proposta pela BNCC e seus desdobramentos no currículo em ação.

2. Analisar práticas educativas promotoras dos direitos das crianças e alinhadas a proposta de arranjo curricular por campos de experiências.

3. Desenvolver o planejamento de uma atividade alinhada à BNCC.

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 A criança potente na proposta da BNCC: - Apresentação do curso e da aula. - Um breve bate-papo com Beatriz Ferraz, sua trajetória e área de estudo. - O que é uma Educação Infantil de qualidade? - A BNCC e seu potencial para promover a qualidade da Educação Infantil. - As crianças e suas experiências no centro do planejamento.
  • Etapa 2 Atividades que valorizam a potencialidade e o protagonismo da criança: - Apresentação da aula. - Conhecendo uma proposta de planejamento. - Identificando aspectos do planejamento a partir de um contexto de aprendizagem: estratégias de apoio à aprendizagem, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Etapa 3 Bate-papo com a autora: - Apresentação da aula. - Perguntas e respostas dos especialistas e do público. - Considerações finais. - Encerramento.

Sobre o autor

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz é psicóloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University. É diretora da Escola de Educadores que trabalha com projetos na área da educação Infantil, é membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Atua em projetos para Banco Itaú BBA, Banco Mundial, Fundação Lemann e Fundação Lucia e Pelerson Penido. Foi assessora Pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil da Fundação Nova Escola e consultora em diversos projetos do Ministério da Educação, como o PróInfantil, Próinfância, Indicadores de qualidade, ferramenta de apoio à implementação da BNCC EI entre outros.