TRILHA

Combo - BNCC no Ensino Fundamental II

Combine Ciências e STEM no planejamento das aulas para o Fundamental II

100% Grátis

Começar agora

o curso Combo - BNCC no Ensino Fundamental II

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • 1172 cursistas
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Fundamental II

Sobre o curso

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a conhecer as competências e habilidades da BNCC do Ensino Fundamental II, aprender estratégias para auxiliar na criação de aulas de Ciências na abordagem STEM.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências (4h);
- STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências (4h);
- A experimentação nas aulas de Ciências (4h).

 
Com o "STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências" (4h), a autora Lilian Bacich vai ensinar o que é o STEM e como pode te ajudar a pensar em novas estratégias para as aulas de Ciências. Ao longo das etapas, será discutido a importância de uma questão norteadora para estimular as competências Pensamento Científico, Crítico e Criativo propostas na BNCC.
 
Já o módulo "STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências" (4h), você aprenderá com o professor Leandro Holanda as etapas de um projeto de STEM através do modelo Canvas e conhecer ferramentas digitais significativas que podem ser levadas para a sala de aula.
 
No curso "A experimentação nas aulas de Ciências" (4h), o autor vai explicar como selecionar os conteúdos e as habilidades pedagógicas que queremos que os alunos desenvolvam, apresentar dicas úteis para elaborar um experimento e avaliar roteiros experimentais, sempre levando em conta as habilidades específicas apresentadas na BNCC.
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial dos alunos.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

Use experimentos e o STEM nas aulas e engaje os alunos

Desperte a cursiosidade e o espírito investigativo com a turma

  • STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências
    4 horas
  • STEM: Estratégias para aplicar nas aulas de Ciências
    4 horas
  • A experimentação nas aulas de Ciências
    4 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre o autor

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Leandro Holanda Fernandes de Lima

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já trabalhou como professor de Química e assessor para a produção de material pedagógico de Química para a Editora Moderna. Atuou também como consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Atualmente, Leandro Holanda é assessor pedagógico de Ciências no Colégio Albert Sabin, em São Paulo, e professor de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação na Faculdade SESI de Educação. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, publicado, em 2015, pela Editora Penso.

Parceria

  • Instituto Singularidades

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Combo - BNCC no Ensino Fundamental II

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo