COMBO VALE MAIS

Gestão de Sala de Aula

Como melhorar o engajamento dos alunos por meio de atividades significativas e trabalhos em grupo

100% Grátis

Começar agora

o curso Gestão de Sala de Aula

  • 3 cursos de até 60 horas cada
  • 120 dias para conclusão
  • 3916 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental II

Sobre o curso

O Combo de Gestão de Sala de Aula une três cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

O curso é voltado para a gestão em sala de aula e suas inúmeras dimensões: desde a organização do espaço físico da sala de aula, do tempo didático previsto e das posturas dos alunos e professores, à autoavaliação e escuta como ferramentas para promoção de uma sala de aula mais harmoniosa

Curso 02: Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

A aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias

Curso 03: Literatura no Ensino Fundamental 2

A intenção deste curso é discutir estratégias didáticas que contribuam para a formação de adolescentes que sejam leitores literários, por meio da apresentação de gêneros que dialogam com a realidade deles.

O que você vai aprender

  • Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2
    60 horas
  • Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
    40 horas
  • Literatura no Ensino Fundamental 2
    10 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Materiais para aplicar em sala de aula

Sobre os autores

Harley Sato

Formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Harley é licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre na mesma instituição. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Ele defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeite sua individualidade.

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Thais Ogeda

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), escreve e revisa capítulos didáticos para editoras parceiras e leciona aulas no componente curricular de Química no Ensino Médio, incluindo no Ensino de Jovens e Adultos. Thais é bacharel e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ela cursa especialização em Ensino de Ciências e Pluralidades, pela Universidade Federal do Paraná. Já desenvolveu a expografia de diferentes exposições científicas interativas, foi formadora de professores de Ciências e coordenou projetos socioeducativos.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.

Marcelo Ganzela

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Licenciado em Letras pela mesma instituição. É professor da Educação Básica há 16 anos, tendo atuado em salas de aula do Ensino Fundamental 2 e Médio. Atualmente, Marcelo Ganzela é coordenador do curso de Letras do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde também ministra a disciplina de Didática da Literatura Infantojuvenil. Tem investigado o uso de metodologias ativas e a exploração de novos espaços de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Parceria

  • Instituto Singularidades

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Gestão de Sala de Aula

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo