TRILHAS

Cidadania em Movimento

Faça a trilha e aprofunde seus conhecimentos acerca dos temas.

100% Grátis

Começar agora

o curso Cidadania em Movimento

  • até 10 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • 626 cursistas
  • curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Sobre o curso

A trilha apresenta quatro cursos com planos de aula elaborados e comentados especialmente sobre o tema, os docentes vão poder se inspirar e levar os conhecimentos para suas aulas, em diferentes componentes curriculares, lançando mão de metodologias ativas.

No curso Meios de Transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um o objetivo é colaborar no processo de definição de estratégias pedagógicas para o trabalho com o tema Meios de Transporte: Desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um. A proposta que vamos apresentar é de desenvolvimento de projetos interdisciplinares, com orientações de como identificar e relacionar competências e habilidades de cada área de conhecimento.

O curso Soluções inovadoras para um problema urbano: Mobilidade tem como objetivo contribuir para a identificação de competências e habilidades que podem ser relacionadas ao assunto por meio da apresentação de exemplos práticos e também para a estruturação de um projeto, com informações do que considerar em cada etapa – da sensibilização à avaliação.

No Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente veremos como trabalhar o assunto de maneira significativa por meio de uma abordagem baseada em projetos.

No quarta e último curso, Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas, os professores aprenderão sobre o que é mobilidade urbana, sua relação com a cidadania e sua importância na escola, nas diversas áreas de conhecimento, tendo as competências 7 (Argumentação), 9 (Empatia e Cooperação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fios condutores.

O que você vai aprender

  • Meios de Transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um
    6 horas
  • Soluções inovadoras para um problema urbano: Mobilidade
    6 horas
  • Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente
    6 horas
  • Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas
    10 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre mobilidade urbana.
  • Materiais extras Artigos, vídeos e pesquisas sobre mobilidade urbana e sobre os demais temas tratados nos planos de aula sugeridos.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre mobilidade urbana e os demais assuntos abordados no curso.
  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.

Sobre o autor

Renata Capovilla

Renata Capovilla é Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Psicopedagoga formada pela Universidade Metrocamp e Neuropsicóloga formada pela Unicamp. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e como autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Atuou na gestão pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formadora de professores em tecnologia educacional, metodologias ativas, Pedagogia de Projetos no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e parte do Time de Formadores de Nova Escola. Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas e formadora de professores na Foreducation Edtech, na área de metodologias ativas e tecnologias para a sala de aula. Co-fundadora da Íntegra Educacional.

Eliane de Siqueira

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior e formadora de professores em Guarulhos (SP) e na Nova Escola. Eliane é graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Guarulhos. É mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de Ensino à Distância (EaD) de diversas instituições de ensino, com livros e capítulos publicados na área da educação com foco em práticas pedagógicas, metodologias ativas e educação ambiental. Foi mentora dos times de autores dos Planos de Aula de Nova Escola para os componentes de Ciências e Geografia, Educação empreendedora e Educação financeira.

FRANSUELI BAHR

Licenciou-se em Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduou-se Mestra em Educação Científica e Tecnológica na área de didática das ciências pela mesma universidade. Possui experiência com robótica educacional, desenvolvimento de material didático e capacitação de professores. Foi autora do Time de Autores de Ciências, hoje atua em sala de aula no Fundamental, Médio e Superior e é docente no programa de especialização docente (PED Brasil) destinado aos professores da secretaria municipal de São Paulo.

Suzana Nogueira

Suzana Nogueira é consultora em Planejamento e Mobilidade Urbana, com conhecimento em elaboração e análise de dados, em projetos básicos e em financiamento na área de mobilidade. Atuou na elaboração do Plano de Mobilidade nos Municípios de Guarulhos e São Paulo. Tem 20 anos de experiência na área de mobilidade, com foco em transportes coletivos e modos ativos, tendo exercido atividades tanto na Administração Pública como em consultoria para diferentes municípios. Formou-se em Pedagogia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é mestranda em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (USP).

Parceria

  • Fundação Volkswagen

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo