Competências

Intensivo Metodologias ativas

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

Lilian Bacich,

Carga Horária: 10 horas

Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Harley Sato, Kalina Elis, Marly Machado Campos,

Carga Horária: 40 horas

  • Valor:   6x de R$ 31,65
  • Carga Horária:   50 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Olá, cursista!

A Nova Escola preparou um intensivo de cursos sobre Metodologias Ativas para facilitar o protagonismo do aluno e motivá-lo na construção de seu conhecimento.
 
Dividimos o intensivo em dois cursos, o primeiro é o "Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos" (10h). Você aprenderá com a autora Lilian Bacich, estratégias como sala de aula invertida e rotação por estação de aprendizagem, que promovem maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativa na construção de conhecimento.
 
Já o segundo curso "Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia" (40h), você aprenderá duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. Além da construção cognitiva, essa abordagem possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.
 
Ambos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC, documento que prevê o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Metodologias ativas: para começar
  • Etapa 3 Relato de experiência: ensino híbrido
  • Etapa 4 Estudo de caso: aprendizagem baseada em projetos
  • Etapa 5 Perguntas e respostas
  • Etapa 6 Avaliação Final
  • Etapa 7 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 8 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Como implementar metodologias ativas
  • Etapa 3 Desafio do engajamento
  • Etapa 4 A importância da escuta
  • Etapa 5 Da escuta à aprendizagem
  • Etapa 6 Questionário dos incidentes críticos (QIC)
  • Etapa 7 QIC: Aprendizados para o professor
  • Etapa 8 Perguntas e respostas da primeira parte
  • Etapa 9 Um olhar inovador sobre o trabalho em grupo
  • Etapa 10 Superando de desafios do trabalho em grupo

Sobre o autor

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Harley Sato

Harley Sato

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.