Educação Infantil

Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil

Por Fernanda Arantes

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 4 horas
  • Valor: Gratuito
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

Oferecido por:

O curso sobre os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil vai apresentar os diferenciais e as inovações que o documento apresenta em relação aos referenciais curriculares que a antecederam, aborda o modo como ela está estruturada e organizada e, por fim, explica de que maneira os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se articulam e se concretizam no cotidiano escolar por meio dos campos de experiências.

OFERECIDO POR:

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    A professora Fernanda Arantes se apresenta, fala sobre a organização deste curso e como é a estrutura curricular proposta pela BNCC para a Educação Infantil.

  • Etapa 2

    Veja exemplos de experiências que contemplam alguns direitos específicos para bebês, assim como a presença dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de diferentes campos de experiências.

  • Etapa 3

    Acompanhe casos de transposição didática dos elementos da BNCC na Educação Infantil para crianças bem pequenas e identifique ainda outros objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para esta faixa etária.

  • Etapa 4

    Conheça uma proposta elaborada pela professora de crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) e analise sua realização. Identifique, depois, todos os direitos e objetivos de aprendizagem presentes na atividade.

  • Etapa 5

    Elabore o planejamento de uma atividade que seja significativa para os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas e que esteja alinhada aos conteúdos da BNCC da Educação Infantil. Responda a um teste que revisa tudo o que foi estudado.

  • Etapa 6

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga, Psicanalista especialista em Psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi professora de Educação Infantil durante 9 anos, e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante 3 anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva desde 2013. Atualmente, Fernanda Arantes é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017.