Faltam para: o curso Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais.  Inscreva-se aqui!

Matemática

Matemática: Como elaborar sua aula com planos alinhados à BNCC

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria: Curso Ao Vivo

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Elisa Greenhalgh Vilalta, Juliana Portella de Freitas, Katiene Santos Paes, Olenêva Sanches Sousa e Renata da Silva Gonçalves,

A quem se destina: Professores de Educação Infantil e Gestores

Falta de tempo para planejar suas aulas. Dificuldade de encontrar materiais de qualidade para usar com os alunos. Se esses já eram desafios que você enfrentava antes da aprovação da BNCC, imagina agora, não é mesmo? Como fazer para levar a Base para a sua sala de aula? Neste curso, você vai conhecer, interagir e explorar os Planos de Aula de Matemática da NOVA ESCOLA que vão ajudá-lo nesta tarefa. São 1,5 mil planos alinhados com cada habilidade da BNCC e produzidos por professores de salas de aula de todo o país, que compõem o Time de Autores. Vamos começar?
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Descubra o que são os Planos de Aula da Nova Escola e como está estruturado este curso.
  • Etapa 2 Veja como os planos de aula podem te ajudar no seu dia a dia.
  • Etapa 3 Por que os planos vão te ajudar a mudar a sua aula.
  • Etapa 4 Entenda como a organização dos planos vai facilitar seu planejamento.
  • Etapa 5 Veja a aplicação do plano de aula de fato, com aula ministrada pelo professor Cícero com o 6º ano de uma escola pública em Sorocaba.
  • Etapa 6 Aplique ou elabore um plano de aula de Matemática e compartilhe conosco um relato do que aprendeu com a experiência. No final, responda a um pequeno teste de múltipla escolha que revisa o conteúdo estudado durante o curso. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 7 Conheça os livros e artigos que foram utilizados ao longo do curso e que te ajudarão a aprofundar os seus estudos.
  • Etapa 8 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e sugira-o aos seus colegas.

Sobre o autor

Elisa Greenhalgh Vilalta, Juliana Portella de Freitas, Katiene Santos Paes, Olenêva Sanches Sousa e Renata da Silva Gonçalves

Elisa Greenhalgh Vilalta

Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar e licenciada em História. Atua como professora na rede municipal de Maceió, em Alagoas, e como professora no Colégio Santa Úrsula, também em Maceió, ambos com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Reúne 30 anos de experiência em sala de aula com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. É autora de materiais de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental para o Sistema pH de Ensino do Rio de Janeiro (RJ) e de materiais e avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para o Sistema Ari de Sá de Fortaleza (CE). Participa do Time de Autores NOVA ESCOLA de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa como professora-autora.

Juliana Portella de Freitas

Tem graduação em Pedagogia e licenciatura em Matemática, pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância. Possui 20 anos de experiência na docência. Trabalha na rede municipal de Guarulhos desde 2004, atuando como professora e coordenadora pedagógica. Desde 2014, é tutora no Centro de Formação de Educação a Distância - Maria Aparecida Contin (Cemead), na formação permanente dos professores da rede de Guarulhos. Participa do Time de Autores NOVA ESCOLA de Matemática e Ciências como professora-autora.

Katiene Santos Paes

Possui graduação em Pedagogia e Ciências Contábeis, pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar. Atualmente leciona na rede municipal de Coruripe (AL) e na rede estadual em Alagoas. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e formação de professores. Participa do Time de Autores NOVA ESCOLA de Matemática como professora-autora.

Olenêva Sanches Sousa

Tem licenciatura em Pedagogia, pós-graduação em Educação e Educação Matemática. Docente na Secretaria da Educação do Estado da Bahia e coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática no Brasil. Reúne experiência em Educação Básica, Superior e Pós-Graduação, bem como na EJA e em ONGs, tanto nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. Atua nos temas Etnomatemática, Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores.

Renata da Silva Gonçalves

Possui graduação e pós-graduação em Matemática e Pedagogia. Acumula mais de 20 anos de trabalho na Educação, tendo atuado da Educação Infantil ao Ensino Superior. Atualmente é coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, na qual realiza atividades com ênfase em Ensino-Aprendizagem e formação de professores. Participa do Time de Autores NOVA ESCOLA de Matemática como mentora.