Competências

Competências Gerais na BNCC

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria: Curso Ao Vivo

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   4 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Anna Penido,

A quem se destina: Professores de Educação Infantil e Gestores

Este curso tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores a aprofundar seus conhecimentos sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo Introdutório da Base Nacional Comum Curricular, bem como orientar o planejamento de práticas pedagógicas que promovam o seu desenvolvimento ao longo da Educação Básica. O curso foi realizado pela Nova Escola e Fundação Lemann com coordenação pedagógica do Inspirare e apoio técnico do Movimento pela Base.

  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Anna Penido, que te acompanhará durante o curso, se apresenta e fala sobre as premissas de uma Educação Integral e como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz esse tema e propõe seu trabalho por meio de competências.
  • Etapa 2 Anna explica quais são os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de acordo com a BNCC. No final, você é convidado a refletir sobre a importância dessas competências na sua vida e na vida de seus alunos.
  • Etapa 3 São apresentadas algumas estratégias para fomentar o trabalho com a competências gerais em sala de aula, as habilidades necessárias ao professsor para aplicá-las e como o ambiente físico escolar pode colaborar nesse processo. Após realizar uma autoanálise da sua prática, você ainda vai ver o depoimento do diretor e de uma professora sobre um trabalho desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro.
  • Etapa 4 Nesta etapa, são detalhadas algumas atitudes importantes que o professor precisa ter para trabalhar com a competências gerais. Um passo a passo para a criação pedagógica é apresentado e um diretor escolar comenta como tem realizado esse trabalho em sua escola.
  • Etapa 5 Para colocar em prática e recapitular os temas explorados no curso, você pode enviar uma prática pedagógica desenvolvida com base no passo a passo da etapa anterior e responder a um pequeno teste.
  • Etapa 6 Queremos ouvir você! Compartilhe conosco o que achou da experiência desse curso.
  • Etapa 7 Baixe seu certificado e divida o curso com seus colegas!

Sobre o autor

Anna Penido

Anna Penido

Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela mesma Instituição. Em 2011, participou do programa de formação de lideranças para impacto social da Universidade de Harvard. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, Anna Penido é diretora do Inspirare, instituto familiar cuja missão é inspirar inovações para melhorar a educação brasileira. Faz parte da rede Ashoka de Empreendedores Sociais.

Sobre os APOIADORES:

Instituto familiar que contribui para que a educação faça mais sentido para os estudantes e os prepare para a vida.