Curso Avulso

Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

  • 40 horas
  • 4 meses para concluir
  • 14329 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Intensivo Metodologias ativas", de 50h e com 2 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Fundamental 1 e 2

Sobre o curso

Olá, cursista!

 

Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente.

 

 

Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.

 

Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas.

 

Objetivos de aprendizagem

 

- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos.

- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas.

- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

 

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Como implementar metodologias ativas
  • Desafio do engajamento
  • A importância da escuta
  • Da escuta à aprendizagem
  • Questionário dos incidentes críticos (QIC)
  • QIC: Aprendizados para o professor
  • Perguntas e respostas da primeira parte
  • Um olhar inovador sobre o trabalho em grupo
  • Superando desafios do trabalho em grupo
  • Planejamento e avaliação
  • Relato de experiência
  • Aprendizagem baseada em problema (ABP) e BNCC
  • ABP: Prática
  • Etapas da ABP
  • Avaliação da ABP
  • Perguntas e respostas da segunda parte
  • Avaliação Final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc
  • Ferramentas Materiais para aplicar em sala de aula

Sobre os autores

Harley Sato

Formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Harley é licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre na mesma instituição. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Ele defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeite sua individualidade.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo